Com foco em combater e prevenir crimes contra pessoas idosas, Roraima integra a “Operação Virtude” , mobilização nacional do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) que visa cumprir mandados de prisão e ações de investigação que estão em andamento. A operação vai até o dia 30 de outubro.
Em Roraima, a ação está sendo conduzida pela Polícia Civil por meio da Delegacia de Proteção ao Idoso e à Pessoa com Deficiência (DPIPCD).
O coordenador da operação e delegado titular da DPIPCD, Franco Abruzzi Ghiggi, destacou que vão ser realizados cumprimentos de mandados de prisão em aberto contra infratores que tenham cometido crimes contra pessoas idosas.
“Faremos a instauração de novos inquéritos e finalização de inquéritos que já estejam em curso, também serão realizados registros de boletins de ocorrência, pedidos de medidas protetivas para idosos que estejam em situação de violência. Além disso, apuramos uma série de denúncias de violência contra os idosos”, disse o delegado.
Além das ações repressivas, a operação atua de forma preventiva, com visitas a residências e palestras sobre os cuidados com idosos,além de alertar sobre os principais golpes que têm atingido pensionistas e aposentados.
“Nos últimos anos, têm se verificado um aumento nesse tipo de crime no país, como pode ser visto no anuário de segurança pública, que destacou um aumento de mais de 400% desses crimes, se comparados aos anos de 2018. Em Roraima registrou-se mais boletim de ocorrência até outubro de 2025, do que em todo ano de 2024”, observou o delegado.
O delegado enfatizou que os familiares devem redobrar os cuidados e verificarem quais os conteúdos que os idosos estão tendo acesso.
“Os principais golpes que temos notado que vêm ocorrendo no estado, são golpes que ocorrem principalmente através de celulares, seja por meio de whatsapp, disponibilização de links, através de ligações e e-mails, que as pessoas recebem como se fossem direcionados de alguma instituição financeira, do INSS, ou de algum órgão fazendo recadastramento”, finalizou.
Em caso de suspeita ou dúvidas sobre golpes, a recomendação é que a vítima ou familiares procurem diretamente a Delegacia de Proteção ao Idoso, atualmente instalada no 2º Distrito Policial, a delegacia mais próxima ou ainda a instituição financeira citada na tentativa de fraude.
Operação Virtude
A Operação Virtude 2025 está sendo realizada em todo o país em alusão ao aniversário do Estatuto da Pessoa Idosa (Lei nº 10.741/2003). A ação, de caráter integrado, é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania e órgãos estaduais de segurança pública.