DESFECHO

Juiz mantém concurso da GCM de Rorainópolis por falta de provas sobre fraude

Fundação Ajuri e Prefeitura confirmaram que estão em contato para adotar as providências para continuar o certame. Grupo de candidatos aprovados celebrou a decisão

Guarda Civil Municipal (Foto: Divulgação)
Guarda Civil Municipal (Foto: Divulgação)

O juiz federal Diego Carmo de Sousa revogou a suspensão do concurso público da Guarda Civil Municipal (GCM) de Rorainópolis e julgou improcedente uma ação que pretendia anular a prova objetiva. Com isso, o certame poderá continuar a partir do resultado da avaliação psicológica, publicado em 14 de fevereiro.

A Fundação Ajuri informou que está adotando as medidas para a continuidade do certame, notificou a Prefeitura de Rorainópolis e aguarda retorno formal para elaborar um novo cronograma das etapas seguintes. Já a Prefeitura confirmou que adota as providências administrativas com a banca organizadora para dar sequência à seleção.

A Folha BV questionou se o Ministério Público Federal (MPF), autor da ação, pretende recorrer e aguarda retorno.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Na ação, o MPF alegava falhas graves, como ausência de fiscais, candidatos usando materiais pessoais, suposto vazamento de gabarito e indeferimento irregular da inscrição de uma candidata com deficiência.

No entanto, o magistrado do caso entendeu que não houve provas suficientes de fraude que comprometesse a lisura geral do concurso.

“Não é possível concluir que alegações sem suporte probatório importem em nulidade do certame”, destacou.

Sousa analisou cada suposta irregularidade e concluiu que:

  • O episódio do cartão-resposta levado por candidata e publicado nas redes sociais não impactou o resultado, já que ela foi desclassificada e não havia como os demais concorrentes acessarem as informações durante a prova;
  • Não houve indícios de colas ou trocas de gabarito em relação à falta de fiscais em algumas salas; e
  • A exclusão de candidata PcD ocorreu por falhas no envio da documentação exigida pelo edital, sem comprovação de recurso posterior.

Candidatos comemoram decisão

Candidatos do concurso público da Guarda Civil Municipal de Rorainópolis em entrevista à Folha BV (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Um grupo de candidatos aprovados celebrou a decisão em entrevista à Folha BV. A estudante Andria Souza Silva, de 25 anos, disse que dedicou mais de dois anos de estudo para passar no certame, sacrificando tempo que teria com a própria filha, de quatro anos, para atingir o objetivo. Segundo ela, os oito meses de paralisação do concurso representaram “caos”, “atraso” e “desmotivação” para os postulantes às 40 vagas.

“Muitos de nós deixamos emprego, mudamos a rotina totalmente. Candidatos se prepararam intensamente. Então, toda essa suspensão gerou um caos para nós como candidatos. Com essa vitória, ficamos até sem palavras”, declarou.

O autônomo Igor Gouvea, 22, por sua vez, precisou conciliar os estudos com a função de motorista de aplicativo e disse que a decisão é uma vitória diante da frustração que sentiu pelo atraso no primeiro concurso em que conseguiu aprovação.

“Estou bastante feliz com essa vitória que a gente teve. Isso representa muito pra gente. A gente fica pensando que, por ter paralisado bastante tempo, tinha aquela sensação de que o certame não ia voltar, mas deu certo”, disse.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.