Em alusão ao mês Outubro Rosa, o Hospital de Amor iniciou nesta quarta-feira (01), a abertura da Campanha Nacional para prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama em Boa Vista. Ao longo do mês serão ofertados diversos serviços destinados às mulheres da capital e do interior.
A programação iniciou hoje com serviços gratuitos de mamografia e preventivos para a saúde da mulher na carreta itinerante, estacionada no Distrito Industrial, para exames de câncer de mama e de colo do útero. Foram disponibilizadas 50 mamografias para mulheres acima dos 40 anos e 40 preventivos para aquelas a partir de 18 anos.
Outros serviços como manicure, limpeza de sobrancelhas, maquiagem, massagem, atendimentos de nutrição e da Defensoria Pública do Estado de Roraima também estão sendo ofertados na sede do Instituto de Prevenção Boa Vista, localizado na Avenida Via das Flores, 1557, bairro Pricumã, durante todo o mês.
Gerlane Baccarin, coordenadora estadual das Mulheres Progressistas, reforçou que a prevenção pode salvar vidas.
“Boa Vista conta com uma unidade de diagnóstico precoce do Hospital de Amor, 100% gratuito. O exame preventivo é um gesto simples, mas de grande valor, pode representar a diferença entre a cura e a dor de um tratamento tardio”, enfantizou Gerlane.
O diretor do Hospital de amor, Fabrício de Assis, relatou que os casos de câncer de mama vem crescendo a cada ano em Roraima e quanto antes detectar o índice de cura é muito mais alto.
“A importância de ter um evento como esse, é para alertar as mulheres, a prevenção é o melhor remédio. Então se nós temos uma unidade dessa magnitude em nosso estado, é um privilégio. Aqui no instituto atendemos no mínimo 100 mulheres por dia com tudo de melhor. Os dados vem crecendo a cada ano, parece ruim, mas para a gente como um instituto de prevenção, não. Nós somos um instituto de prevenção, diagnóstico e rastreio. Então quanto antes detectar, o índice de cura é muito mais alto”, relatou.
Cida Lacerda, diretora no Distrito Industrial, conta que o diagnostico precoce é a principal ferramenta para reduzir o cancer.
“Buscamos fazer essa ação aqui no distrito industrial, pois percebemos que precisamos chamar a atenção das mulheres para esse problema tão sério, que é o câncer de mama e a prevenção, ou seja, o diagnóstico precoce é o melhor caminho”, disse.
“O câncer de mama é a doença que mais mata nossas mulheres, e só há uma maneira de tratá-lo com absoluta eficiência: o tratamento inicial. Por isso, neste Outubro Rosa, enfatizamos que todas as mulheres, a partir dos 40 anos, devem procurar serviços de referência para seus exames periódicos. Com o diagnóstico precoce, as chances de cura ultrapassam 90%. Em Roraima, estamos constantemente nos preparando para enfrentar o aumento exponencial dessa doença. Prova disso é a grande conquista que estamos prestes a inaugurar: uma unidade de rádio e braquiterapia, que fechará o ciclo completo de tratamento oncológico aqui no estado. Sabemos o quão doloroso é para as pacientes ter que viajar para fazer tratamentos como radioterapia, por isso lutamos para trazer essa estrutura, que conta com o apoio do Governo Federal, do Governo Estadual e da nossa bancada, para perto de quem precisa”, disse o Senador Hiran Gonçalves (Progressistas-RR)
Confira as imagens do evento: