RUMO AO ESTADUAL

Três restaurantes de Roraima avançam para segunda fase do concurso O Quilo é Nosso

Riu Restaurante, Mr. Quilo e Morî Wei representam o estado e disputam agora a etapa estadual

Riu Restaurante, Mr. Quilo e Morî Wei foram escolhidos na etapa regional, encerrada em 26 de setembro. Fotos: Aryel Rener/FolhaBV
Riu Restaurante, Mr. Quilo e Morî Wei foram escolhidos na etapa regional, encerrada em 26 de setembro. Fotos: Aryel Rener/FolhaBV

Roraima terá três representantes na segunda fase do concurso gastronômico O Quilo É Nosso. Os restaurantes Riu Restaurante, Mr. Quilo e Morî Wei foram escolhidos na etapa regional, encerrada na última sexta-feira (26), e agora seguem para a fase estadual, que será realizada entre 1 e 10 de outubro.

A primeira fase combinou votos do público, registrados pelo site oficial do concurso, e avaliações de jurados técnicos. Conforme o regulamento, o voto popular teve peso de 40% e o público avaliou os restaurantes atribuindo notas de 1 a 5 para os seguintes critérios:

  • Limpeza – peso 1
  • Ambiente – peso 1
  • Atendimento – peso 1
  • Qualidade geral do bufê – peso 1
  • Receita participante do concurso – peso 2

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Os votos do júri técnico, com peso de 60%, foram realizados por meio de visitas presenciais e ocultas aos restaurantes. Cada restaurante recebeu a visita de três jurados designados pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

Agora, na nova etapa, o júri local avalia os pratos dos restaurantes eleitos e escolhe o melhor em cada estado. O vencedor estadual seguirá para a final nacional, marcada para os dias 29 e 30 de outubro, em São Paulo, onde disputará o título de melhor restaurante a quilo do país.

🍽️ A Folha te apresenta os pratos

Nossa equipe foi até os restaurantes que participam da disputa para mostrar, os pratos criados especialmente para o concurso. Confira nos vídeos publicados nosso perfil:

Sustentabilidade

A edição 2025 tem como novidade critérios de sustentabilidade, premiando práticas como aproveitamento integral de alimentos, redução do desperdício, uso de ingredientes locais e sazonais, economia de água e energia, e compostagem de resíduos orgânicos.

“É parte do nosso papel incentivar estabelecimentos a adotarem práticas responsáveis no dia a dia, reforçando o setor de alimentação como agente de transformação social e ambiental”, afirma Antonio Alberto Aguiar (Tombé), Diretor Executivo de Estabelecimentos da Pluxee no Brasil, uma das parceiras institucionais do concurso.

O Quilo é Nosso

Criado há nove anos pela Abrasel, o concurso valoriza o modelo de restaurante a quilo, estimulando a criatividade dos chefs e aproximando os estabelecimentos de pequenos produtores. Mais de 150 restaurantes, em 43 cidades de 16 estados, participaram da primeira fase do concurso em 2025.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.