GOVERNANÇA PÚBLICA 2025

Roraima tem o pior índice de transparência financeira e orçamentária do país

Estado ocupa 26º lugar no ranking nacional de governança pública

Estado receberá recurso extra orçamentário para o atual exercício financeiro (Foto: Arquivo FolhaBV)
Estado receberá recurso extra orçamentário para o atual exercício financeiro (Foto: Arquivo FolhaBV)

Roraima obteve a pior avaliação do país na dimensão Transparência Financeira e Orçamentária, segundo o Índice de Transparência e Governança Pública 2025, divulgado nesta terça-feira (30) pela Transparência Internacional – Brasil. Com 31,90 pontos, o estado fica abaixo de Piauí (37,50) e Pará (40,52), revelando fragilidades na divulgação de informações sobre execução orçamentária, receitas e despesas públicas.

No ranking geral, Roraima ocupa a 26ª posição entre os estados, com nota final de 48,21 pontos e classificação regular. O levantamento avaliou sete dimensões da gestão pública: além da transparência financeira, o estado apresentou baixa pontuação em Participação (20) e Legal (25), desempenho moderado em Administrativo e Governança (44,64) e Transformação Digital e Comunicação (42,31), e melhor desempenho em Plataformas (91,3) e Obras Públicas (59,09).

Estados do Norte falham em transparência

O relatório da Transparência Internacional também revelou que a região Norte apresenta desempenho abaixo da média nacional, de 69,8 pontos, no Índice de Transparência e Governança Pública 2025. A média da região foi de 58,6 pontos.

Entre os estados da região, o Amazonas foi o melhor avaliado, alcançando 76 pontos e a 9ª posição geral, com classificação “boa”. Rondônia e Pará também foram classificados como “bons”, ocupando a 15ª e 20ª posição, respectivamente. Já Tocantins (21º), Acre (25º), Roraima (26º) e Amapá (27º) ficaram nas últimas colocações.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



O estudo destacou falhas graves na transparência de obras públicas e emendas parlamentares:

  • Apenas dois estados brasileiros (Ceará e Goiás) disponibilizam informações completas sobre a execução física e financeira de obras.
  • Na região Norte, nenhum estado divulga dados completos. O Amapá não fornece qualquer informação sobre execução orçamentária de obras.
  • Apenas o Acre apresenta informações completas sobre emendas parlamentares estaduais. Já o Pará não divulga nenhuma informação sobre suas emendas.

Esse cenário preocupa diante do aumento no volume de recursos destinados às emendas parlamentares e das tentativas recentes de limitar investigações contra parlamentares no Congresso Nacional.

O ITGP

O Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP) é uma iniciativa que busca avaliar e fomentar agendas de integridade, transparência, dados abertos, acesso à informação, participação social, governança pública, transformação digital e combate à corrupção nos estados e no Distrito Federal.

A primeira avaliação dos 26 estados e do Distrito Federal ocorreu em 2022, com metodologia baseada em ampla pesquisa, diálogo com os entes avaliados, compilação de boas práticas nacionais e colaboração de especialistas. A edição de 2025 traz atualizações para a avaliação do Poder Executivo Estadual e Distrital, com o objetivo de oferecer ao país um índice que sirva como referência nacional de integridade e boa governança para o Poder Público.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.