Em entrevista à jornalista Cida Lacerda, na manhã desse domingo (28), no programa Agenda da Semana, da Folha FM, representantes do Conselho Regional de Medicina de Roraima (CRM-RR) falaram sobre a ação de fiscalização que encontrou uma falsa médica realizando atendimento oftalmológico em uma cozinha de residência.
A denúncia revelou que o “paciente” pagava a consulta com quilo de alimento, mas era obrigado a comprar óculos no local, o que também caracteriza-se como venda casada, crime previsto em lei.
De acordo com o presidente do CRM-RR, Domingos Sávio, e o conselheiro e oftamologista Nazareno Barreto, a operação contou com apoio da Polícia Civil e do Ministério Público. Equipamentos foram apreendidos e os envolvidos, levados à delegacia. Apesar de liberados após audiência de custódia, permanecem sob vigilância.
Os médicos ressaltaram os perigos do exercício ilegal da oftalmologia. Nazareno explicou que exames realizados por não médicos podem mascarar doenças graves, como glaucoma e retinoblastoma, este último um tumor maligno que afeta crianças e exige diagnóstico precoce.
A entrevista também abordou a publicidade médica, os riscos de cirurgias estéticas realizadas por não especialistas e a preocupação com a ida de brasileiras à Venezuela em busca de procedimentos baratos, que resultam em complicações e sobrecarregam o sistema de saúde roraimense.
Para acompanhar na íntegra, acesse o vídeo abaixo: