O Dia Nacional da Doação de Órgãos é celebrado neste sábado, 27, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância desse gesto de solidariedade. Em Roraima, a Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos (AEDO) já registrou 21 solicitações desde sua implementação.
O sistema, lançado pelo Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB/CF), em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Ministério da Saúde, entrou em vigor em abril de 2024, permitindo que os cidadãos manifestem e formalizem sua vontade de doar órgãos de maneira simples, gratuita e totalmente digital, tornando o processo acessível por meio da plataforma e-Notariado.
De acordo com o Ministério da Saúde, os transplantes mais realizados em 2024 foram o de rim (6.320 transplantes) e o de fígado (2.454), entre os sólidos, e o de córnea (17.107) e o de medula óssea (3.743).
Como solicitar a Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos (AEDO)
Os interessados podem acessar o site, solicitar gratuitamente um Certificado Digital Notarizado, realizar videoconferência com um tabelião de notas e assinar eletronicamente o documento, escolhendo quais órgãos deseja doar.
Após a assinatura, a autorização passa a integrar automaticamente a Central Nacional de Doadores de Órgãos, podendo ser consultada por profissionais de saúde autorizados por meio do Sistema Nacional de Transplantes (SNT). O cidadão pode revogar o documento a qualquer momento.
Com mais de 42 mil pessoas na fila por um transplante no Brasil, Kennya Tavora, presidente do CNB/RR afirma que a AEDO representa um instrumento de conscientização e destaca que a decisão de doar pode transformar vidas.
“A AEDO é uma inovação que fortalece o papel social do notariado, oferecendo aos cidadãos de Roraima a oportunidade de exercer solidariedade com segurança e cidadania”, relatou.