ACESSIBILIDADE

Lançamento do Guia de Sinais Regionais em Libras marca o dia Nacional do Surdo 

Professores e instrutores surdos elaboraram o guia, será disponibilizado ao público por meio de link nas redes sociais.

O guia será disponibilizado ao público por meio de link nas redes sociais da SEED (Foto: wenderson cabral/FolhaBV)
O guia será disponibilizado ao público por meio de link nas redes sociais da SEED (Foto: wenderson cabral/FolhaBV)

O Guia de Sinais Regional em Libras, elaborado pelo Centro de Atendimentos às Pessoas com Surdez (CAS/RR), foi lançado oficialmente nesta sexta-feira (26). O evento, realizado no auditório da Secretaria Estadual da Educação e Desporto, marcou as celebrações alusivas ao Dia Nacional do Surdo.

O lançamento representa um marco para inclusão e acessibilidade no estado, pois o material registra sinais adaptados à realidade sociocultural de Roraima. Professores e instrutores surdos elaboraram o guia, que visa fortalecer a diversidade linguística, acessibilidade e cidadania.

Concretização do Projeto

O guia será disponibilizado ao público por meio de link nas redes sociais da SEED. Segundo o professor Erick Chagas, responsável pelo CAS/RR, o projeto foi idealizado há anos, mas só agora conseguiu ser concretizado.

“O Centro vinha tentando desenvolver esse guia desde 2015. Agora conseguimos concretizar o projeto e toda a comunidade pode acessar o material completo a partir de segunda-feira (29) em nosso Instagram”, afirmou o professor.

Caminho para a inclusão contínua

O lançamento culminou com as ações em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência celebrado no último domingo, dia 21 de setembro, promovidas durante a semana pela Secretaria de Educação.

A secretária adjunta de Gestão da Educação Básica, Raimunda Rodrigues, enfatizou as atividades:

“A Secretaria de Educação do Estado realiza programações durante a semana em todas as 370 mil escolas do estado. É um momento que culminou o Dia Nacional do Surdo com o lançamento do guia, e estamos reunidos em prol da melhoria da aprendizagem de todos os alunos, mas principalmente das pessoas com deficiência ou altas habilidades”, destacou.


A Chefe da Divisão de Educação Especial, Helen Freijó, ressaltou que a ferramenta fortalece a participação da comunidade surda, “No processo de inclusão, essas pessoas surdas agora se sentirão mais contempladas diante da sociedade“, afirmou.

O evento de lançamento também contou com uma exposição dos Centros de Atendimento Educacional Especializado no hall de entrada da Secretaria, que apresentou materiais e projetos desenvolvidos pelas Salas de Recursos Multifuncionais.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.