Cotidiano

Operação Curare V fiscaliza crimes nas fronteiras

1ª Brigada de Infantaria de Selva deu início a operação que atuará de forma intensiva no combate ao narcotráfico e contrabando de veículos, entre outras ações ilícitas

Desde ontem, 25, a 1ª Brigada de Infantaria de Selva realiza a Operação Curare V em toda extensão da fronteira roraimense. A operação, planejada pela 1ª Bda Inf Sl, possui caráter interagência e não se enquadra como uma ação típica de defesa. Trata-se de um conjunto de ações pontuais contra os ilícitos transfronteiriços e ambientais como narcotráfico, contrabando e descaminho, tráfico de armas e munições, crimes ambientais, contrabando de veículos, imigração ilegal e garimpo ilegal.
Além de combater ilícitos, a 1ª Bda Inf Sl realizará ações cívico-sociais (ACISO), que consistem em levar o atendimento médico, odontológico e hospitalar aos locais onde concentram famílias das comunidades as quais estão sendo realizadas as operações. Por fim, reforçará junto à sociedade o sentimento de nacionalismo e de defesa da pátria
A Operação Curare V ocorrerá em todo arco fronteiriço do Estado de Roraima. As áreas de atuação específicas serão mantidas em sigilo para a manutenção do efeito surpresa, permitindo, assim, uma maior eficácia.
Em Roraima, a 1ª Bda Inf Sl realizará a operação em parceria com a Receita Federal, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais (IBAMA), Polícia Militar, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Fundação Nacional do Índio (FUNAI), entre outras agências. Conta com o apoio do 4º Batalhão de Aviação do Exército (4º BAVEx) e do 1º Batalhão de Infantaria de Selva (Aeromóvel), ambos sediados em Manaus (AM). 

Com informações da Assessoria de Comunicação da 1ª Brigada de Infantaria de Selva

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.