Dois aviões usados para o apoio de atividades de garimpo ilegal foram localizados neste sábado (20), em um sítio na Vicinal do Roxinho, no município de Mucajaí. No local, um homem foi preso e a ação resultou na desativação de uma pista de pouso clandestina.
O suspeito que foi pego, tentou decolar com um dos aviões, mas foi detido pelas equipes de segurança. Outros dois homens que também estavam no local conseguiram escapar pela mata fechada.
A pista de pouso ficava atrás do sítio em uma área de mata, lá os agentes encontraram uma oficina com outro avião que aparentava estar em manutenção, além das aeronaves, uma caminhonete também foi apreendida.
O piloto e a caminhonete foram encaminhados à Polícia Federal em Boa Vista e, os dois aviões, permaneceram no local sob a supervisão da Força Nacional até a chegada do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que destruiu as aeronaves.
Essa operação foi uma ação conjunta da Polícia Rodoviária Federal (PRF), com a Força Nacional, ANTT e ANAC, sob a coordenação da Casa de Governo.