NO HEMOCENTRO

Trote solidário mobiliza universitários em campanha de doação de sangue

As doações vão ocorrer nos dias 22 e 23 de setembro no Hemocentro de Roraima.

Trote solidário. (Foto: Divulgação).
Trote solidário. (Foto: Divulgação).

Uma ação nacional de instituições de ensino superior está mobilizando universitários de todo país a doarem sangue com o objetivo de elevar os índices no banco de doadores no Brasil. No estado, o Hemocentro de Roraima receberá nos dias 22 e 23 de setembro, alunos do Centro Universitário Estácio da Amazônia  que farão suas doações para a campanha.

Intitulada como “Ação Solidária 2025.2” essa iniciativa do Instituto Yduqs com as instituições de ensino superior, Estácio, Wyden e Ibmec tem como finalidade reforçar os estoques de sangue e conscientizar a população sobre a importância deste gesto solidário.

A pró-reitora de Extensão da Estácio, Fabiana Rilkis, explica que o estímulo aos universitários vai além da doação em si. Segundo ela, ao se mobilizarem para doação de sangue, os jovens assumem um compromisso de cidadania que ultrapassa os muros da universidade. 

“Queremos despertar, desde o começo da trajetória acadêmica, uma consciência voltada para o coletivo. Cada doação de sangue é um ato que salva vidas, e nossa proposta é conectar a energia da juventude com a solidariedade e o compromisso com a saúde pública”, completa. 

O formato desta campanha é inspirada nos já famosos trotes universitários só que com um diferencial dos tradicionais: A solidariedade em prol da campanha de doação de sangue. Além de ajudarem pessoas que precisam destas doações, todos os alunos que participarem da mobilização vão receber 40 horas de  Atividade Acadêmica Complementar (AAC) como reconhecimento pela iniciativa. 

Conforme dados do Ministério da Saúde, entre janeiro e maio de 2025 foram registradas 831,5 mil doações de sangue no país, um aumento de 1,9% em relação ao ano anterior. Apesar do crescimento, apenas 1,6% da população brasileira doou em 2023, índice abaixo dos 3% a 5% recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Requisitos e orientações para doar sangue

No Brasil, de acordo com os critérios do Ministério da Saúde, podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos. Menores de 18 anos precisam de autorização dos responsáveis, e idosos só podem doar caso já tenham realizado pelo menos uma doação antes dos 60 anos. Além disso, o peso mínimo exigido é de 50 kg.

Para doar sangue, é preciso seguir alguns cuidados básicos, como  dormir ao menos seis horas, não estar em jejum e evitar alimentos gordurosos nas três horas anteriores. Também há regras para o intervalo entre as doações,  homens podem doar até quatro vezes por ano, com 60 dias de pausa, e mulheres até três vezes, com 90 dias de intervalo.

Solidariedade em prol da campanha de doação de sangue. (Foto: Divulgação).

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.