Casa e Decoração

Saiba como manter a casa fresca no verão com dicas simples e de baixo custo

Algumas medidas simples e de baixo custo ajudam a reduzir o desconforto térmico

Verão se aproxima em Roraima (Foto: Divulgação)
Verão se aproxima em Roraima (Foto: Divulgação)

Mesmo com chuvas curtas e esporádicas, o período de verão em Roraima está se aproximando com o fim do mês de setembro. Com a temperatura em alta, o calor dentro das residências pode se tornar um desafio para toda a família.

Porém, é possível aliviar o ambiente sem depender apenas do ar-condicionado e a conta mais alta de energia elétrica. Algumas medidas simples e de baixo custo ajudam a reduzir o desconforto térmico e trazem mais bem-estar para adultos, crianças e até para os pets.

  1. Feche cortinas e persianas nos horários de maior calor

Um dos truques mais eficazes é impedir que o sol entre diretamente nos cômodos. Fechar cortinas, persianas ou usar blackouts durante as horas mais quentes do dia pode reduzir consideravelmente a temperatura interna. Essa barreira simples ajuda a manter o frescor e ainda protege móveis e eletrônicos da exposição ao sol.

  1. Aproveite a ventilação natural nas horas certas

Durante a manhã cedo e no início da noite, quando a temperatura cai, abrir portas e janelas é uma forma eficiente de renovar o ar. Criar uma ventilação cruzada — abrindo janelas em lados opostos da casa — ajuda a remover o ar quente acumulado ao longo do dia e garante maior circulação. Além disso, essa prática contribui para melhorar a qualidade do ar em ambientes fechados.

  1. Ventiladores de teto: pequenos ajustes fazem diferença

Se usados da forma correta, ventiladores de teto podem potencializar a sensação de frescor. No verão, o ideal é ajustar para que as pás girem no sentido anti-horário, empurrando o ar fresco para baixo. Isso ajuda a criar uma brisa constante, sem aumentar o gasto de energia elétrica de forma significativa.

Adote cuidados extras com crianças e pets

Ambientes muito quentes podem causar desconforto e até riscos à saúde de grupos mais vulneráveis, como crianças e animais de estimação. Para evitar problemas é importante manter água sempre disponível e incentivar a hidratação frequente; oferecer locais frescos para descanso, longe da luz direta do sol; preferir roupas leves para os pequenos e evitar passeios com os pets nos horários de calor intenso.

Outra dica é usar tapetes térmicos ou toalhas úmidas em áreas específicas da casa, criando pontos de alívio para animais. O objetivo é adotar essas práticas e ajudar a enfrentar os dias mais quentes de maneira sustentável, sem sobrecarregar o orçamento familiar.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.