Já faz um tempo que a Sega tem mantido um ritmo consistente de bons lançamentos, e Sonic Racing: CrossWorlds é mais uma prova disso. O novo jogo de corrida do Ouriço Azul é bem sucedido em tudo o que se propõe. Desde a gameplay e retenção de público, a até mesmo resgatar a tradição de rivalizar com um certo encanador bigodudo.
CrossWorlds é a continuação de Team Sonic Racing, firmando uma nova franquia spin-off (Os jogos Sonic & Sega All Stars Racing e Sonic & Sega All Stars Racing Transformed podem ser considerados outra franquia spin-off em separado, apesar de também serem jogos de kart racing.). Diferente do primeiro jogo, desenvolvido pela Sumo Digital e lançado em 2019, CrossWorlds foi desenvolvido pela equipe principal dentro da Sega, a Sonic Team. Para os fãs do personagem que conhecem o histórico de qualidade inconsistente da equipe, podem ficar tranquilos, assim como Sonic Frontiers de 2022, CrossWorlds é um acerto genuíno, mostrando que pelo visto a Sonic Team reencontrou o caminho para grandes jogos.
AQUECENDO OS MOTORES
Apesar de não trazer um modo história como jogos de corrida antigos do personagem (como na série Riders, por exemplo), o novo jogo traz de volta todos os acertos de seus antecessores em uma mistura de ritmo dinâmico.
Algo a se destacar de imediato é a mecânica de CrossWorlds, que dá sobrenome o jogo. Essa mecânica permite trocar a pista durante uma das 3 voltas da corrida, mudando completamente a dinâmica durante a disputa. Isso por que em cada corrida há duas possibilidades de Crossworld ficam disponíveis ao iniciar a segunda volta. Uma pré-definida aleatoriamente, podendo ser identificada antes de passar pelo Anel de Travessia, e outra totalmente aleatória, sendo uma surpresa para todos os jogadores. Quem decide qual será o CrossWorld da corrida é o piloto que estiver em primeiro lugar, o que permite tanto uma vantagem estratégica com a possibilidade de escolher um trajeto com maior familiaridade, como também o mais puro suco de caos, se jogando em uma pista “às segas” (perdão, piada besta boa demais para deixar passar.). Essa mecânica também escancara a maravilha do desempenho técnico do jogo. A transição de pistas é instantânea, não trava o movimento do veículo de forma alguma e você ainda consegue trazer itens coletados do trajeto anterior.
Como em qualquer kart racing, você corre, derrapa, coleta itens e usa poderes contra adversários (por que o kart no mundo real não é assim também????). Mas além do CrossWorlds, uma particularidade deste jogo é a escolha de rivais ao inicio de todo Grand Prix. São dadas duas opções diferentes a cada vez para o jogador. Esse personagem será o seu rival durante toda a competição nesse Grand Prix, com os diálogos no início da primeira e ultima corrida sendo o mais perto de um modo história que esse jogo irá oferecer (infelizmente). Apesar de ser uma dinâmica muito bem vinda, em alguns momentos me pareceu bem injusta com o jogador. Isso por que seu rival sempre começará no primeiro lugar do grid de largada e você estará no último, o que não é tão estranho a jogos desse tipo se não parecesse que os demais NPCs estão mais focados em ajudar o seu rival ao te atrapalhar do que tentar ganhar a corrida também.
O jogo conta com quatro modos de velocidade: Normal (a mais lenta, perfeita para iniciantes e quem quer aprender as mecânicas do jogo), Alta Velocidade (que começa a aumentar o desafio), Velocidade Sônica (esqueça qualquer possibilidade de respeito por parte dos NPCs), e Velocidade Super-Sônica (para pessoas que já desistiram de toda a sanidade, como é o meu caso), o que traz um alto grau de inclusão independente do nível de habilidade do jogador.
O VERDADEIRO MULTIVERSO DA LOUCURA
No lançamento o jogo conta com 24 pistas diferentes, que permitem correr pela terra, água e ar (mecânica vinda diretamente de Racing Transformed), além de 15 CrossWorlds, acessíveis dentro das corridas através dos Anéis de Travessia (a dimensão dos dinossauros é a minha favorita, e mais emocionante), que transportam os pilotos para novas dimensões (quem assistiu Hotwheels: Via 35 ou Acceleracers vai se sentir em casa).
Os trajetos são inspirados em fases clássicas de diferentes jogos e mídias de Sonic e outras franquias da Sega, servindo um verdadeiro banquete de referências para os jogadores mais atentos, o que pode ser difícil notar em meio a loucura das corridas. CrossWorlds deve ter o maior número de pistas em um jogo de corrida do Sonic até o momento.
VEÍCULOS PARA TODOS OS GOSTOS
Pela primeira vez nos jogos de kart do Sonic, os personagens não estão atrelados a um veiculo específico, podendo correr com qualquer um dos disponíveis ou criados pelo jogador. Sim, agora é possível customizar os veículos com bastante liberdade, fazendo combinações entre quatro tipos de configurações diferentes dentro de cada um dos cinco tipos principais de veículo (Velocidade, Aceleração, Impulso, Potência e Dirigibilidade)
Além disso os hoverboards Extreme Gear, apresentados em Sonic Rider e que se tornaram queridos entre os fãs, retornam, podendo ser utilizados nas disputas em terra, mar e ar como qualquer outro veículo.
Outra customização importantíssima, e que pode definir uma vitória ou derrota são os dispositivos. Eles permitem combinar diferentes habilidades e mecânicas de formas únicas. São mais de 70 dispositivos diferentes para melhorar o desempenho e habilidade de veículos e itens durante as corridas.
Inclusive, durante o beta de CrossWorlds já começaram a surgir listas com as melhores configurações de dispositivo e veículos para cada personagem de acordo com os desafios a serem enfrentados no jogo.
E DIVERSÃO TAMBÉM!
São quatro modos de jogo principais: Grand Prix, Parque de Corrida, Prova de Tempo e Partida com Amigos.
No Grand Prix estão disponíveis sete copas, onde o jogador deve disputar pelo primeiro lugar em uma seleção de 4 pistas, com as três primeiras designadas tendo acesso a um CrossWorld aleatório e a ultima sendo uma corrida pelas três pistas anteriores conectadas pelos anéis de viagem, com cada pista representando uma das voltas.
As Provas de Tempo oferecem desafios para testar a habilidade dos jogadores em desafios de tempo contra o relógio, onde o objetivo é conseguir o tempo mais rápido nas tabelas de classificação.
O Parque de Corrida reúne 6 mini-jogos diferentes, que podem tanto ser jogados localmente em tela dividida para quatro jogadores, como online com até 12 jogadores via partida mundial e crossplay com outras plataformas.
Já as Partidas com Amigos permitem criar salas personalizadas para até 12 jogadores online, onde você pode modificar todos os aspectos das corridas, como velocidade, tamanho das equipes, pistas, dificuldades, dispositivos, itens disponíveis e muito mais.
E se o jogo já diverte no modo offline, é no online que ele brilha com mais força. Com até 12 jogadores podendo se enfrentar nos diferentes modos de jogo. E o tempero especial para isso é o cross-plataform. Jogadores de Sonic Racing CrossWorlds podem disputar contra jogadores de todas as plataformas onde o jogo está disponível, sendo todas as mais atuais.
COM GRANDE ELENCO!
CrossWorlds contará com o maior elenco já reunido para um jogo de corrida do Sonic, com pelo menos 56 personagens jogáveis. Desses, 28 são da franquia Sonic The Hedgehog (23 personagens iniciais, um desbloqueável, três da série Sonic Prime como parte da Digital Deluxe Edition e mais um como bônus de pré-encomenda), 13 personagens de outras franquias da Sega, como Joker de Persona 5, Hatsune Miku e Ichiban Kasuga de Like a Dragon, que serão adicionados mensalmente de forma gratuita, e mais 15 personagens de franquias convidadas como Minecraft, Bob Esponja, Pac-Man, As Tartarugas Ninja e Avatar (os já anunciados) que fazem parte do Season Pass.
Inclusive, a chegada dos novos personagens mensalmente terá festivais temáticos ao jogo, que incluirão itens de customização, títulos especiais e recompensas únicas de acordo com os temas dos personagens, o que aumenta o fator replay do jogo com novidades interessantes, fortalecendo a retenção do público.
RIVALIDADE REVIVIDA
Outro grande acerto do jogo, causado mais pelos fãs, mas aproveitado pela Sega, foi reviver a rivalidade entre o Ouriço Azul e o Encanador Bigodudo. Durante o beta de Sonic Racing: CrossWorlds, a queda no número de jogadores do mais recente título de corrida da Nintendo foi grande, e deve se agravar ainda mais durante as semanas iniciais de lançamento do jogo. Isso por que CrossWorlds entregam aquilo o que os fãs querem: Corridas Divertidas, dinâmicas e loucura sem limites, indo direto ao ponto, coisas que tem sido reclamação recorrente aos fãs do kart racing da Big N.
Todos esses fatores tornaram o jogo um sucesso já no seu beta. E aproveitando isso, a Sega decidiu reviver o espírito de rivalidade que tinha com a rival nos anos 90 através de um comercial bem provocativo, que você confere abaixo:
PROS
– Cross-play multiplataforma e online sólido
– Variedade de pistas
– Grande elenco de Personagens
– Diversidade de jogabilidade
– Fator Replay
CONTRAS
– Falta de um modo história
– Mecânica de Rivais pouco aprofundada
– NPCs desbalanceados
LINHA DE CHEGADA
Sonic Racing: CrossWorlds é um lançamento ambicioso, que resgata não só uma velha rivalidade histórica na indústria dos games, como também a diversão que andava em falta em títulos mais recentes do gênero. Por permitir cross-play entre todas as plataformas onde o jogo está disponível, a garantia de muita diversão e pouco tempo de espera para encontrar partidas é certa. CrossWorlds se firma como mais uma pedra fundamental dessa Sega renovada, onde até mesmo o Team Sonic agora tem acertos consecutivos.
LINKS PARA COMPRAR:
Se você ficou com vontade de jogar Sonic Racing: Crossworlds, basta acessar um dos links abaixo para garantir o jogo.
Análise feita com cópia do jogo para PS5, cedida pela Sega.