AGRICULTURA INDÍGENA

Oficinas levam capacitação em uso de ferramentas agrícolas a comunidades Yanomami

Oficina iniciou com o povo Sanöma e entrega de 276 kits de ferramentas e capacitação para as comunidades

Foto: Ascom/Setrabes
Foto: Ascom/Setrabes

Oficinas de manuseio e manutenção de ferramentas agrícolas começaram a ser realizadas no território Yanomami, com o objetivo de fortalecer a agricultura sustentável e a segurança alimentar das comunidades indígenas. A ação integra o programa Planta Roraima, da Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes).

Na primeira etapa, indígenas do povo Sanöma, representados pela Associação Ypassali, receberam 276 kits de ferramentas na terça-feira (16). A capacitação foi conduzida pelo agrônomo Giuliano Capanema, que orientou sobre técnicas de uso e manutenção preventiva dos equipamentos, consideradas essenciais para prolongar a vida útil das ferramentas e ampliar a produtividade nas lavouras.

De acordo com o coordenador da Cesan (Coordenação Estadual da Política de Segurança Alimentar e Nutricional), Junior Almeida, a previsão é de entregar 582 kits em etapas, de acordo com a logística aérea disponibilizada pela Funai, parceira da ação. “Além da entrega, há capacitação, que garante independência e dignidade a comunidades que já enfrentaram a desnutrição”, afirmou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



A titular da Setrabes, Tânia Soares, ressaltou que a proposta vai além da distribuição de equipamentos. “Trata-se de autonomia e dignidade. Os indígenas estão recebendo treinamento prático para fortalecer a segurança alimentar e a sustentabilidade em suas comunidades”, disse.

A ação é realizada em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, a Associação Ypassali e a Funai, responsável pelo apoio logístico.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.