DENÚNCIA

Parques aquáticos de Boa Vista seguem sem revitalização e moradores relatam abandono, insegurança e sujeira

Em nota a Secretaria de Educação e Desporto, informou que o Departamento de Logística elaborou um cronograma de limpeza que terá início nesta quarta-feira (17), pelo parque do Caçari. Na sequência, os serviços serão executados nos parques do Caranã e do Jardim Primavera.

O que era pra ser área de lazer se tranformou em acúmulo de sujeira (Foto: Wenderson Cabral/FolhaBV)
O que era pra ser área de lazer se tranformou em acúmulo de sujeira (Foto: Wenderson Cabral/FolhaBV)

Planejados como área de lazer para as famílias roraimenses, parques aquáticos da cidade sofrem com o abandono e a degradação.

Após denúncias da população, a equipe da Folha BV esteve presente em quatro parques da cidade, localizados nos bairros Caçari, Caranã, Jardim Primavera e Asa Branca para constatar a situação de abandono.

Os moradores relatam que a presença de água parada nas piscinas, o acúmulo de sujeira, mato e dos equipamentos enferrujados representam riscos significativos à saúde daqueles que frequentam e residem na área. Além da escuridão, tráfico de drogas, furtos constantes e excesso de lixo.

Parque aquático Caçari

A ordem de serviço para a revitalização do espaço foi assinada em abril de 2022. Contudo, a obra ainda não ocorreu no local. O vídeo registrado por um morador mostra a situação atual do local.

Parque aquático Caranã

Desativado há 20 anos, a reinauguração era prevista para 2023, mas o espaço segue fechado até o momento. Sem funcionamento, o local foi espaço para um caso de estupro de vulnerável no dia 04 de setembro de 2023.

“Nunca que abriu, nesse calorzão era para as crianças estarem tomando banho, aproveitando as quadras, servia até de incentivo a prática de esportes. Tem um homem que trabalha aí mas ninguém nunca ver, funcionário fantasma, certeza”, disse um morador do bairro que preferiu não se identificar.

Parque aquático Jardim Primavera

A revitalização do local estava incluída na lista dos locais de lazer que deveriam passar por melhorias. A reforma não foi concluída e o local segue em degradação.

Um dos moradores, pequeno empreendedor, que reside no bairro há 15 anos, conta que a reabertura do parque lhe traria muitos benefícios. “Já estou conformado com a situação, é triste, saber que o funcionamento poderia me trazer mais clientes, contribuir”, disse.

Parque aquático Asa Branca

Em 2023, o Governo anunciou a reforma, mas mudou de ideia e o local foi vendido por 2,6 milhões para o Instituto de Educação e Inovação (IEDI). O espaço segue abandonado, sendo utilizado como abrigo por imigrantes.

Resposta do Governo de Roraima

A Folha BV entrou em contato com o Governo de Roraima, que se pronunciou por meio de nota. Segundo a Secretaria de Educação e Desporto (Seed), os parques aquáticos localizados nos bairros Caranã e Jardim Primavera estão em processo de tramitação para concessão de uso a outras instituições. Já do bairro Caçari, encontra-se em análise técnica para definição de aproveitamento da área. O parque do bairro Asa Branca foi leiloado em 2023 e arrematado pelo Instituto de Educação e Inovação.

Quanto à manutenção, o Departamento de Logística elaborou um cronograma de limpeza que terá início nesta quarta-feira (17), pelo parque do Caçari. Na sequência, os serviços serão executados nos parques do Caranã e do Jardim Primavera.


Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.