Alunos denunciam a presença de larvas e moscas em comida fornecida em restaurante da UFRR

Pais e estudantes da Escola Agrotécnica da Universidade Federal de Roraima (Campus Murupu) buscaram a Folha de Boa Vista para relatar a presença de larvas e moscas na comida fornecida pelo restaurante universitário da instituição. Além da má higiene, relataram também mal estar e doenças após o consumo dos alimentos, causando preocupação entre os alunos e seus responsáveis.

Segundo os alunos, o problema tem se repetido, apesar das várias reclamações e notificações feitas à gestão. Uma aluna, que preferiu não se identificar, compartilhou a preocupação.

“Eu fiquei com Helicobacter pylori e úlcera, e até hoje nem sei se foi totalmente tratado, acredito que esteja relacionado à comida do R.U. Já vi mosca, carrapato e até ‘tapuru’ nas comidas e nos pratos ‘limpos’”, relatou. 

Ela afirmou também que, mesmo com a participação em reuniões e preenchimento de questionários de satisfação, a situação persiste. “A gente tira foto, reclama, fala que está insatisfeito e doente, e nada muda. O restaurante universitário deveria dar segurança alimentar para a gente, mas está colocando a saúde dos alunos em risco.

Vídeo enviado por alunos à Folha de Boa Vista.

Outra estudante destacou a frequência em que os problemas ocorrem, reforçando a gravidade da situação, que aconteceu novamente na segunda-feira (15). “A comida que foi entregue ontem estava assim. Isso é recorrente, quase diário“, afirmou.

Ela ainda comentou sobre a tentativa de funcionários do restaurante de impedir que os alunos registrem o problema. “Quando os alunos vão gravar, eles tentam pegar o celular. Já teve vários alunos que pegaram infecção, mas eles abafam os casos“, completou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Outro lado

Em mensagem aos pais e responsáveis, a direção da EAGRO afirmou que a situação é inadmissível e encaminhou solicitação de esclarecimentos à empresa responsável pelo fornecimento das refeições. Como resposta a empresa teria informado que adotou medidas imediatas, como a designação de uma técnica responsável para acompanhar diariamente os processos, a realização de reunião com a equipe de trabalho para reforçar as condutas de higiene e outras ações. Veja a mensagem íntegra:

Prezados(as) Pais ou responsáveis,
A Direção da Escola Agrotécnica manifesta profunda preocupação diante da ocorrência registrada no Restaurante Universitário do Campus Murupu, em 15/09/2025, referente à presença de moscas e larvas em alimento servido aos usuários. Tal situação é inadmissível e foi recebida com a máxima seriedade por esta gestão.

Imediatamente após o recebimento das denúncias, a Direção da EAgro encaminhou solicitação formal de esclarecimentos à empresa responsável pelo fornecimento das refeições, AJ Refeições Ltda., por meio dos fiscais do contrato, ressaltando a gravidade do episódio e a necessidade urgente de providências. Em resposta, a empresa informou ter adotado medidas imediatas, tais como:

• designação de técnica responsável para acompanhar diariamente os processos;
• realização de reunião com a equipe de trabalho para reforço das condutas de higiene;
• promoção de treinamentos sobre manipulação correta de alimentos;
• intensificação do controle de limpeza antes, durante e após as refeições;
• manutenção preventiva das estruturas físicas, a fim de evitar a entrada de pragas

Reiteramos à comunidade escolar que esta gestão continuará acompanhando de perto a execução do contrato, exigindo que a empresa mantenha padrões adequados de higiene, segurança alimentar e qualidade nutricional, em conformidade com a legislação vigente e em respeito à saúde e ao bem-estar da comunidade acadêmica.

Estamos à disposição para maiores esclarecimentos e seguiremos adotando todas as providências que estejam ao nosso alcance para que situações semelhantes não voltem a ocorrer.
Atenciosamente,
Direção EAgro

A reportagem entrou em contato com a Universidade Federal de Roraima para um posicionamento sobre as denúncias. Por meio de nota, a universidade informou que tomou conhecimento da situação nessa segunda-feira (15) e reforçou a ação da direção da escola. A UFRR ainda destacou que acompanha o caso de perto para garantir a qualidade da alimentação e evitar que situações semelhantes se repitam. Nota na íntegra abaixo:

A Universidade Federal de Roraima (UFRR) informa que tomou conhecimento da ocorrência relacionada à alimentação servida no Restaurante Universitário do campus Murupu no dia 15 de setembro. A instituição destaca que, por meio da Direção da Escola Agrotécnica (EAGRO/UFRR), adotou as providências cabíveis, acionando a equipe de fiscalização do contrato que imediatamente notificou a empresa responsável pela prestação do serviço, com o objetivo de garantir a implementação das medidas necessárias.

Em resposta à notificação, a empresa informou que fará mudanças operacionais para evitar a repetição de situações semelhantes.

A UFRR reforça que a qualidade da alimentação oferecida aos estudantes é prioridade da instituição e que acompanhará o caso de forma rigorosa com o intuito de assegurar que episódios dessa natureza não voltem a ocorrer.