Roraima sedia importante etapa da “Operação Atlas 2025” considerado o maior exercício conjunto das Forças Armadas Brasileiras que tem o objetivo de aprimorar o preparo dos militares em defesa da Amazônia por meio de tecnologias e simulações de cenários.
O exercício de destaque no estado é a realização do “Apronto Operacional e da Simulação Viva” , etapas que atestam a capacidade do Exército Brasileiro atuar em qualquer cenário de defesa. A Operação Atlas é coordenada pelo Ministério da Defesa e reúne cerca de 10 mil militares da Marinha, Exército e Força Aérea.
Sendo uma fase decisiva da operação no extremo norte do país, a capital roraimense, Boa Vista, é o centro de concentração das tropas e equipamentos que vieram de diversas regiões do Brasil.Entre eles, está o transporte do Sistema Astros, que demonstra a capacidade do Exército de projetar poder de combate em áreas de difícil acesso.
O Ministério da Defesa explicou que a escolha de Roraima como sede das atividades práticas reforça o papel estratégico do estado na proteção da fronteira amazônica. A Operação Atlas segue até 9 de outubro,consolidando-se como o maior exercício de defesa já realizado no país em prol da soberania da Amazônia.
Operação em andamento
As Forças Armadas Brasileiras estão com a Operação Atlas 2025 em andamento desde o mês de agosto. A primeira fase ocorreu no Comando Militar da Amazônia (CMA), em Manaus (AM) , onde 350 militares passaram por simulações virtuais que recriavam cenários desafiadores na floresta amazônica. Essa etapa utilizou ferramentas de última geração, permitindo planejar e validar estratégias, garantindo também a segurança dos militares.
Programação de eventos da Operação Atlas 2025 em Boa Vista
26/09 às 9h – Palestra sobre a Operação Atlas na Universidade Federal de Roraima (UFRR), no Salão Nobre;
03/10 às 8h – Formatura de Apronto Operacional (APRONAL) na Base Aérea de Boa Vista (BABV);
07/10 às 6h – Assalto Aeromóvel na BR-401;
08/10 às 7h – Exercício de Ataque à Localidade em Normandia;09/10 às 8h – Exercício de Tiro Real da Força Tarefa Conjunta em Bonfim.