O grupo Criart Teatral traz à cena o espetáculo “Cordel do Amor Sem Fim”, inspirada na literatura de cordel, a peça aborda amores impossíveis e histórias entrelaçadas à beira do rio. A apresentação acontece nesta terça-feira (16) às 20h, no Teatro Municipal de Boa Vista, como programação do Mormaço Cultural 2025.
Além do espetáculo dia 16, o grupo artístico fará intervenções e teatro de rua nos dias 19, 20 e 21 de setembro no festival.
Criart Teatral leva duas décadas de história em Roraima
Fundado em agosto de 2001 pela atriz e diretora Kaline Barroso, o Criart Teatral consolidou-se como um dos principais grupos de teatro de Roraima. Sua estreia aconteceu em outubro do mesmo ano, dentro do projeto Dramaturgias: Leituras em Cena, do Sesc, com o texto infantojuvenil Tietê mais o Riacho do Rabo em Pé, de Dário Uzam Filho.
Desde então, o grupo soma mais de duas décadas de atuação contínua, com espetáculos infantis e adultos que alcançaram recordes de público no estado e reconhecimento nacional. Entre os destaques, estão os prêmios Notoriedade Cultural (2003) e Destaque Cultural (2004 e 2005), além de duas edições do Prêmio Myriam Muniz de Teatro, em 2011 e 2013.
Com passagens por encontros e festivais de relevância, como o Fórum Cultural Mundial (2004) e o Festival Palco Giratório (2011), o Criart também expandiu sua pesquisa para a linguagem circense e do clown, além de promover oficinas culturais a partir de projetos como o Ponto de Cultura do Ministério da Cultura.
Em 2023, a companhia roraimense voltou a se destacar no XVII Festival de Teatro da Amazônia, conquistando os prêmios de melhor atriz e melhor sonoplastia e trilha sonora. Hoje, o Criart Teatral mantém sua essência voltada à formação de plateia, ao intercâmbio artístico e à produção de eventos locais, consolidando-se como referência no cenário cultural da região Norte.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE