Com Tudo
* Roraima recebeu ontem, a visita do presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luiz Roberto Barroso, que é também presidente do Conselho Nacional de Justiça/CNJ. Por aqui, ele se reuniu com lideranças indígenas locais, fez sobrevôos na Terra Indígena Yanomami, onde teve encontro na comunidade de Yakeplaop. Antes de seguir para a TI Yanomami, o ministro foi recebido em Boa Vista pelo presidente do Tribunal de Justiça de Roraima, desembargador Leonardo Cupello, que destacou a visita como “uma honra inédita”. O líder yanomami Davi Kopenawa, falou sobre a importância da visita “para que as autoridades conheçam a realidade local”.
Com Nada
* O recente assassinato de Charlie Kirk na Utah University- Estados Unidos, tem gerado um grande rebuliço nas redes sociais. Charlie era um jovem americano armamentista, que afirmava coisas do tipo “vale a pena” ter algumas mortes por ano, se esse for o custo para manter o direito de ter armas “dado por Deus”. Ele também não escondia seus posicionamentos radicais sobre negros, gays, e não cristãos. Daí que foi – ironicamente – morto por um tiro de arma de fogo, que tanto defendia, efetuado por um jovem branco, hetero, cristão, que como ele, é tão defensor de armas, que as usava e ostentava desde criancinha, incentivado pelo próprio pai, um policial republicano. Ainda assim, Elon Musk e outros, foram as redes sociais acusar a “esquerda”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Da Violência
* A morte de Charlie Kirk, tem revelado algumas nuances de um tempo bem controverso, onde as pessoas promovem todo tipo de violência “em nome de Deus”. São tempos sombrios de extremismos, onde multidões perderam a educação, o limite e a capacidade de argumentação com equilíbrio. Por um lado, uns celebram o assassinato de Kirk, por outro, há os que tentam transforma-lo em mártir.
* Não há como fingir tristeza pela morte de alguém que nem conhecemos e cuja ideologia é inversamente proporcional a nossa, mas daí a comemorar, chega a ser desumanidade. Também não podemos ignorar que ele foi morto justamente por aquilo que passou a vida inteira pregando.
Violência II
* A propósito, um deputado federal, conhecido por ser um dos maiores espalhadores de fake news do Brasil, está agora fazendo uma acirrada campanha contra quem ele acredita que se alegrou com a morte do americano Chlarlie Kirk. Além de informações falsas, faz exposed dos perfis das pessoas, insuflando ainda mais a violência.
* Esse mesmo parlamentar, é aquele que vive defendendo a “liberdade de expressão” e inclusive apoiava os que zombavam do assassinato de Marielle Franco; quem desejou a morte de Dilma Roussef e admitiu ter orado pra Deus matar o presidente Lula. Das milhares de criancinhas assassinadas diariamente na Faixa de Gaza, ele nem toma conhecimento.
Prêmio
* Foi no SESC Vila Mariana – São Paulo, a cerimônia de entrega do Prêmio da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA), ocorrida no último dia 9 deste mês, em que foram contemplados, notáveis no campo das Artes Visuais brasileiras, em 18 diferentes categorias.
* O Destaque Norte, foi para Galeria Jaider Esbell de Arte Indígena Contemporânea, de Boa Vista – Roraima – em reconhecimento de Coleção/Acervo/Conservação/Documentação histórica. Leda Martins e Marinês Esbell (irmã do saudoso Jaider Esbell), foram quem receberam a premiação em nome da Galeria. O prêmio foi confeccionado pelo Coletivo Kokir do Povo Pankararu.
Prêmio II
* Por falar nisso, D. Zenilda Sarmento – a mãe do saudoso, Jaider Esbell – acompanhada do professor Parmênio Cito, estarão na abertura Seminário Internacional “Culturas Tradicionais e Populares e Justiça Climática – Diálogos Globais e Conhecimentos locais”, que acontece na próxima quarta-feira, 17 no Teatro Nacional Cláudio Santoro em Brasília –DF.
*Nessa oportunidade, receberão a Comenda de Cavaleiro da Ordem do Mérito Cultural do Ministério da Cultura que será outorgada – in memorian – a Jaider Esbell, que além de suas extraordinárias obras, nos deixou como legado a Galeria Jaider Esbell Espaço, um coletivo e independente que serve à produção e circulação de artistas indígenas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
#Rápidas
* A Coluna de hoje é dedicada a procuradora do Ministério Público do Estado, Dra. Cleonice Andrigo, por conta de seu aniversário.
* Também celebrando idade nova, Iverton Duarte, Roosevelt Oliveira, Raimundo Nonato Soares Neto e Gelb Pereira.
* Nesta segunda-feira, 15, às 8h, o Governo de Roraima reinaugura o Colégio Estadual Militarizado Professor Jaceguai Reis Cunha.
* A unidade será entregue completamente reformada e nessa oportunidade, haverá entrega de fardamento para os 279 estudantes do Ensino Fundamental (6° ao 9° ano).
* O CEM Professor Jaceguai Reis Cunha possui 12 salas de aula e passou por reforma geral para proporcionar um ambiente de aprendizado mais seguro e confortável para estudantes, professores e servidores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ta Valendo
Da Beleza
* A Casa do Cabeleireiro / Miro Beauty Center esteve presente na Beauty Fair 2025 marcando presença no maior evento de beleza da América Latina, que reúne o mais de 2.000 marcas e 500 expositores em São Paulo. Claudia e Miro Bras, participam da importante Exposição Feira, consecutivamente, há 20 anos.
Lançamento
* O Tribunal de Contas de Roraima realizou, sexta-feira, 12, o lançamento oficial do IV Congresso Ambiental dos Tribunais de Contas, que ocorrerá de 22 a 24 de outubro no Centro Amazônico de Fronteira (CAF/ UFRR), com o tema “Governança Climática e Justiça Socioambiental: o papel do Setor Público e dos Tribunais de Contas na construção da sustentabilidade”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A coluna mais antiga do estado de Roraima que trata de temas sociais, principalmente variedades, cultura, eventos, atualidades, fotos, temas polêmicos muitas vezes sendo pauta das principais rodas sociais. E é claro aquela fofoca que estava correndo só nos bastidores.
A coluna mais antiga do estado de Roraima que trata de temas sociais, principalmente variedades, cultura, eventos, atualidades, fotos, temas polêmicos muitas vezes sendo pauta das principais rodas sociais. E é claro aquela fofoca que estava correndo só nos bastidores.