4º CONGRESSO AMBIENTAL

Edição 2025 de fórum nacional de TCEs sobre governança ambiental é lançada em Boa Vista

Evento será entre 22 e 24 de outubro, na UFRR, e terá como tema “Governança Climática e Justiça Socioambiental"

Solenidade de lançamento do 4º Congresso Ambiental dos Tribunais de Contas (Foto: Marcelo Mora/TCE)
Solenidade de lançamento do 4º Congresso Ambiental dos Tribunais de Contas (Foto: Marcelo Mora/TCE)

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RR) reuniu na manhã desta sexta-feira (12), em solenidade de lançamento em Boa Vista, as principais autoridades locais para apresentar o 4º Congresso Ambiental dos Tribunais de Contas 2025.

Com tema “Governança Climática e Justiça Socioambiental: o papel do Setor Público e dos Tribunais de Contas na construção da sustentabilidade”, o evento será entre 22 e 24 de outubro, no Centro Amazônico de Fronteira (CAF) da Universidade Federal (UFRR).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Também promovem o fórum a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e o Instituto Rui Barbosa (IRB), entidade de capacitações focadas em controle externo. As instituições, então, buscam consolidar o congresso como um dos mais importantes do País sobre controle externo e governança ambiental.

Assim, a programação deste ano terá palestra magna, painéis temáticos, apresentação de boas práticas, experiências locais e regionais, além de discussões sobre orçamento sustentável, preservação de povos originários e políticas públicas de transição energética.

Abertas e gratuitas, as inscrições podem ser feitas no site oficial do congresso. Por sua vez, a programação completa pode ser conferida aqui.

O vice-presidente do TCE-RR, Bismarck Dias de Azevedo (Foto: Marcelo Mora/TCE)

Coordenador local do congresso, o vice-presidente do TCE-RR, conselheiro Bismarck Dias de Azevedo, disse que o evento irá mostrar a possibilidade de conciliar a proteção da Amazônia com o desenvolvimento socioeconômico e social no bioma.

“Como compatibilizar isso? Como não errar como outras nações e outros estados da Federação já erraram, que cresceram, mas acabaram com o seu meio ambiente? Nós não temos esse direito. Bioma Amazônia é muito importante, não só para o País, mas para o mundo inteiro”, disse Azevedo.

Para o presidente do TCE-RR, Brito Bezerra, a geração atual sente na “pele” a irresponsabilidade das populações anteriores.

“Nós queremos nos aprofundar e contribuir para que as futuras gerações possam desfrutar de um planeta saudável, de muitas riquezas, mas também dessa tranquilidade que o ecossistema e a sustentabilidade pode promover para o ser humano”, disse.

“Serão oportunidades muito importantes para todos nós debatermos e refletirmos a governança ambiental que envolve essa política pública”, afirmou o presidente da Atricon, Edilson Silva, em vídeo exibido no evento.

O governador Antonio Denarium
O governador Antonio Denarium (Foto: Lucas Luckezie/FolhaBV)

Já o governador Antonio Denarium (Progressistas), que patrocina a programação, enfatizou que Roraima precisa seguir o ritmo de crescimento econômico conciliado à preservação ambiental.

“Estamos defendendo e apoiando todo o trabalho de combate aos incêndios florestais e combate ao desmatamento ilegal. Roraima é um Estado muito bem preservado. Nós temos 93% da vegetação nativa preservada e temos que continuar nesse ritmo, atraindo novos investidores e a consciência da preservação ambiental”, disse.

Outras autoridades

Solenidade de lançamento do 4º Congresso Ambiental dos Tribunais de Contas reúne as principais autoridades de Roraima
Solenidade de lançamento do 4º Congresso Ambiental dos Tribunais de Contas reúne as principais autoridades de Roraima (Foto: Lucas Luckezie/FolhaBV)

Também participaram da cerimônia de lançamento autoridades como:

  • Edilson Damião (Republicanos), vice-governador;
  • Secretários estaduais como Aluízio Nascimento (Atração de Investimentos);
  • Deputados estaduais como Soldado Sampaio (Republicanos), presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR);
  • Gabriel Mota (Republicanos), deputado federal;
  • Jeu Nunes, vereadora representante da Câmara Municipal de Boa Vista.
  • Vice-reitores Silvestre Lopes da Nóbregra (UFRR) e Edson Damas (Universidade Estadual de Roraima);
  • Procuradores-gerais Fábio Stica (Ministério Público de Roraima) e Paulo Sérgio Oliveira de Sousa (Ministério Público de Contas);
  • Ednaldo Gomes Vidal, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Roraima.
Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.