O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RR) reuniu na manhã desta sexta-feira (12), em solenidade de lançamento em Boa Vista, as principais autoridades locais para apresentar o 4º Congresso Ambiental dos Tribunais de Contas 2025.
Com tema “Governança Climática e Justiça Socioambiental: o papel do Setor Público e dos Tribunais de Contas na construção da sustentabilidade”, o evento será entre 22 e 24 de outubro, no Centro Amazônico de Fronteira (CAF) da Universidade Federal (UFRR).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Também promovem o fórum a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e o Instituto Rui Barbosa (IRB), entidade de capacitações focadas em controle externo. As instituições, então, buscam consolidar o congresso como um dos mais importantes do País sobre controle externo e governança ambiental.
Assim, a programação deste ano terá palestra magna, painéis temáticos, apresentação de boas práticas, experiências locais e regionais, além de discussões sobre orçamento sustentável, preservação de povos originários e políticas públicas de transição energética.
Abertas e gratuitas, as inscrições podem ser feitas no site oficial do congresso. Por sua vez, a programação completa pode ser conferida aqui.
Coordenador local do congresso, o vice-presidente do TCE-RR, conselheiro Bismarck Dias de Azevedo, disse que o evento irá mostrar a possibilidade de conciliar a proteção da Amazônia com o desenvolvimento socioeconômico e social no bioma.
“Como compatibilizar isso? Como não errar como outras nações e outros estados da Federação já erraram, que cresceram, mas acabaram com o seu meio ambiente? Nós não temos esse direito. Bioma Amazônia é muito importante, não só para o País, mas para o mundo inteiro”, disse Azevedo.
Para o presidente do TCE-RR, Brito Bezerra, a geração atual sente na “pele” a irresponsabilidade das populações anteriores.
“Nós queremos nos aprofundar e contribuir para que as futuras gerações possam desfrutar de um planeta saudável, de muitas riquezas, mas também dessa tranquilidade que o ecossistema e a sustentabilidade pode promover para o ser humano”, disse.
“Serão oportunidades muito importantes para todos nós debatermos e refletirmos a governança ambiental que envolve essa política pública”, afirmou o presidente da Atricon, Edilson Silva, em vídeo exibido no evento.
Já o governador Antonio Denarium (Progressistas), que patrocina a programação, enfatizou que Roraima precisa seguir o ritmo de crescimento econômico conciliado à preservação ambiental.
“Estamos defendendo e apoiando todo o trabalho de combate aos incêndios florestais e combate ao desmatamento ilegal. Roraima é um Estado muito bem preservado. Nós temos 93% da vegetação nativa preservada e temos que continuar nesse ritmo, atraindo novos investidores e a consciência da preservação ambiental”, disse.
Outras autoridades
Também participaram da cerimônia de lançamento autoridades como:
- Edilson Damião (Republicanos), vice-governador;
- Secretários estaduais como Aluízio Nascimento (Atração de Investimentos);
- Deputados estaduais como Soldado Sampaio (Republicanos), presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR);
- Gabriel Mota (Republicanos), deputado federal;
- Jeu Nunes, vereadora representante da Câmara Municipal de Boa Vista.
- Vice-reitores Silvestre Lopes da Nóbregra (UFRR) e Edson Damas (Universidade Estadual de Roraima);
- Procuradores-gerais Fábio Stica (Ministério Público de Roraima) e Paulo Sérgio Oliveira de Sousa (Ministério Público de Contas);
- Ednaldo Gomes Vidal, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Roraima.