Ainda não aprendemos a respeitar a natureza no seu potencial, nas florestas. Ficamos o tempo todo elogiando as florestas, mas ainda não fomos capazes de fazer alguma coisa para evitar a sua destruição. Nada mais desolador do que você ligar o televisor, pela manhã, e ouvir notícias desoladoras sobre queimadas nas florestas. E nunca iremos nos livrar desse pesadelo, enquanto não nos educarmos para sermos capazes de analisar o potencial que temos em nossas florestas. E o mais chocante é sabermos que estamos bem distantes da nossa racionalidade. O ser humano ainda não acordou para a verdade de que ainda somos meros seres de origem racional, mas ainda não nos racionalizamos para podermos viver o mundo que ainda não conseguimos construir. A ciência nos diz que chegamos a este planeta Terra, há vinte e uma eternidades. Fica muito difícil imaginar por que inda não conseguimos progredir durante todo esse tempo. Mas é simples pra dedéu.
Ainda não sabemos, nem nos dizem, quantos dilúvios já vivemos sobre a Terra. E cada vez que um acontece, somos jogados no espaço, sem condições de retorno. E todas as sabedorias que já tínhamos adquirido, vão conosco. Mas sempre há retorno dentro da racionalidade. E como tudo que tínhamos sobre a Terra foi para o espaço, teve que voltar à Terra, menos os seres humanos, que não têm condições de resistir ao choque. E como voltamos é um assunto longo e delicado. Então pergunte aos cientistas. Eles sabem, só não nos falam. E por isso recomeçaremos tudo novamente. E nem prestamos atenção aos grandes cientistas que surgem como milagrosos. E por não prestamos atenção, continuamos queimando as florestas, não como cientistas, mas como trogloditas milenares. Vamos acordar e sair dessa gangorra destruidora para podermos viver dentro da racionalidade. Sem isso nunca seremos realmente capazes de sermos considerados como racionais.
Vamos procurar viver as nossas vidas na caminhada para o retorno ao nosso mundo racional. E tudo está na Educação. Um ser educado jamais porá fogo na floresta. E a solução é muito simples. Dificuldade está na maneira de dirigirmos o mundo, como se ele fosse uma bodega. Vamos ser mais cidadãos para sermos mais racionais. Porque sem racionalidade. Nunca teremos condição de regressar ao nosso mundo de origem. E continuaremos nesse ir e vir interminável, destruídos pelos dilúvios. Vamos aliar a Educação à Política. pense nisso.
99121-1460