A construção de escola em tempo integral no Parque do Rio Branco foi um dos principais destaques do segundo pacote de obras anunciado nesta quinta-feira (11), pelo o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique, que soma R$525 milhões em investimentos distribuídos em 66 obras de infraestrutura e construção civil.
A nova e as demais unidades escolares que serão construídas, prometem atender até 960 estudantes. Além disso, o pacote prevê a construção de mais uma escola em tempo integral no bairro João de Barro.
Mais seis Escolas de Educação Infantil serão construídas nos bairros Asa Branca, Equatorial, Nova Cidade, Caranã , João de Barro e duas creches para crianças de 2 a 3 anos nos bairros Centro e Liberdade.
Outro destaque é a construção da Primeira Creche Indígena que atenderá crianças da comunidade Campo Alegre, na região do Baixo São Marcos.
“ Algumas dessas obras já foram iniciadas, enquanto outras ainda serão licitadas este ano ou no início de 2026. Os recursos, já garantidos, permitirão a continuidade dos projetos em diferentes regiões da capital e também na zona rural da cidade”, explicou Arthur Henrique.
O prefeito destacou que, devido à magnitude da obra da escola no Parque do Rio Branco, o prazo de entrega será diferenciado em relação às demais.
“A estimativa para entregarmos essas obras é em até 1 ano e meio, porém o prazo para finalizar a construção dessa nova unidade escolar, é de dois anos”, enfatizou Henrique.
Infraestrutura e mobilidade
Durante o período de chuvas o número de buracos nas ruas da cidade aumentaram e a prefeitura informou que o pacote vai atender 54 km de recapeamento em diversos pontos críticos da capital, além de 20 km de pavimentação por toda Boa Vista.
No total, serão 21 obras de infraestrutura e 45 de construção civil, entre elas, um Centro de Formação de Professores, uma Unidade Básica de Saúde no bairro 13 de Setembro e outra no Asa Branca, além da ampliação do Centro Cirúrgico e Ambulatório do Hospital da Criança.
“Já estão em andamento ações de drenagem em 18 pontos críticos de alagamento em bairros, como o Operário, Equatorial, Cauamé, Caranã e no Centro”, afirmou o prefeito.
Gestão de resíduos,geração de renda
O novo pacote de obras também foca no meio ambiente, com a construção de um ecoponto no Caçari, um Centro de Gestão de Resíduos no Nova Cidade, fortalecendo cooperativas de catadores que atuam nessas regiões e a ampliação e reforma do Aterro Sanitário Municipal na BR-174.
Lazer em espaços públicos
Os espaços de lazer também foram contemplados com o novo pacote de obras, sendo um dos destaques, a criação de áreas voltadas à primeira infância, como o Parque Naturalizado do Bosque dos Papagaios, que terá brinquedos não estruturados que estimulam a criatividade das crianças e promove a interação com a natureza.
“Esses brinquedos são objetos do dia a dia ou neste caso, da natureza, como folhas,troncos de árvores e pedras, é um maneira diferente de brincar que ajuda desde o desenvolvimento cognitivo, da coordenação motora, habilidades sociais e sensoriais das crianças”, finalizou Arthur.