O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou nesta sexta-feira (5), em Boa Vista, que vai lançar ainda em setembro o aplicativo MEC Enem, que permitirá aos estudantes realizar simulados completos do exame. A novidade será gratuita e contará com inteligência artificial, oferecendo correção automática de redações e acesso a provas anteriores.
Camilo revelou a ferramenta em entrevista coletiva antes do início da Caravana Pé-de-Meia, realizada no Parque Anauá, que busca incentivar a permanência dos jovens na escola. “O MEC Enem será como um simuladão, com reconhecimento facial e correção simultânea. O aluno terminará a prova já sabendo a nota que tirou”, explicou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O ministro destacou que o app também funcionará como apoio aos professores, permitindo interação direta com os estudantes. Segundo ele, a plataforma irá focar em alunos do terceiro ano do ensino médio da rede pública, que farão o Enem neste ano.
Durante a coletiva, Camilo reforçou a importância do Pé-de-Meia, programa federal que, em Roraima, já beneficia quase 15 mil alunos, o que representa 60% da rede estadual. O projeto garante incentivo financeiro para que jovens permaneçam na escola e concluam o ensino médio. “Queremos que nenhum aluno fique para trás. Educação é a porta de entrada para o futuro”, afirmou.
O evento também conta com a presença do governador Antonio Denarium (Progressistas), do vice-governador Edilson Damião (Republicanos), de secretários estaduais como Mikael Cury-Rad (Educação), além dos reitores Silvestre Lopes da Nóbrega (em exercício), da Universidade Federal (UFRR), e Nilra Jane Filgueira, do Instituto Federal (IFRR).
Caravana
A caravana percorre o País para esclarecer estudantes, gestores e profissionais da educação sobre as regras, resultados e benefícios do programa.
O evento no Parque Anauá conta com mais de 1,2 mil alunos da rede pública estadual. No local, equipes do Pé-de-Meia oferecem a eles atendimento individual para alunos, incluindo emissão de documentos e orientações sobre o programa.
A programação também inclui um aulão pré-Enem para revisão de Língua Portuguesa (ministrado pela professora Lorena Dourado) e uma palestra sobre educação financeira (com a consultora Lai Santiago).
Em Roraima, a caravana segue até o dia 11, com visitas a municípios do interior, como Alto Alegre e Amajari, para atender estudantes e comunidades escolares.