Até a chegada do Mormaço Cultural 2025, a Folha de Boa Vista vai traçar perfis dos artistas locais que subirão ao palco de um dos maiores eventos culturais do estado. O festival acontece entre os dias 12 e 21 de setembro, no Teatro Municipal de Boa Vista e no Parque do Rio Branco, reunindo mais de 30 artistas roraimenses ao lado de atrações nacionais.
Abrindo esta série, apresentamos o músico Alef Mendes, um dos nomes confirmados para o evento.
Da infância à paixão pela música
Natural de Roraima, Alef Mendes começou a tocar violão aos 12 anos. Hoje, aos 29, o artista soma experiências em bares e eventos da capital, conquistando o público com um repertório que transita entre o reggae, o pop e o rock.
Inspirado em nomes como Chorão (Charlie Brown Jr.) e Marcelo Falcão (O Rappa), Alef conta que a música sempre foi sua forma de expressão:
“A música significa muito pra mim, pois comecei a tocar violão ainda na infância. É através dela que consigo transmitir meus sentimentos e me conectar com o público. Canto profissionalmente há três anos, e graças a Deus as oportunidades estão surgindo e melhorando aos poucos”, afirma.
Repertório variado e músicas autorais
Esta será a segunda participação de Alef Mendes no Mormaço Cultural. Para o festival, ele prepara um show especial, recheado de sucessos do pop rock e reggae nacional, incluindo clássicos de Natiruts, Charlie Brown Jr. e O Rappa.
O público também poderá conhecer o lado compositor do artista, com a apresentação de duas canções autorais: “Longe desse Mar” e “Tepequem”, que prometem emocionar e animar a plateia.
“Esse ano fui convidado para cantar no Palco Lua, dia 21, e estou muito feliz. A visibilidade que o Mormaço proporciona é incrível. Subir em um palco com uma megaestrutura, fazer um grande show para pessoas que gostam de reggae, de rock e de boa música será uma grande realização na minha carreira”, destaca o cantor.
Sobre o Mormaço Cultural 2025
Considerado um dos eventos mais esperados do calendário cultural de Roraima, o Mormaço Cultural celebra a diversidade musical, dando espaço tanto a artistas nacionais quanto aos talentos da terra.
A edição de 2025 acontece de 12 a 21 de setembro, com programação no Teatro Municipal de Boa Vista (12 a 18) e no Parque do Rio Branco (19 a 21).
No palco, nomes de destaque nacional como Iza, Lagum, Raça Negra, Matuê e Capital Inicial dividirão a cena com artistas locais. A programação inclui ainda Arena Hip Hop, teatro de rua, intervenções artísticas, o projeto Mormacinho e até uma aula show com o chef Felipe Bronze.
Para muitos músicos da cidade, participar do festival é a realização de um sonho, já que todos os artistas – sejam locais ou nacionais – contam com a mesma estrutura de som, palco e iluminação de alta qualidade