Lições que nunca foram passadas para nós enquanto nos educavam. E pelo que vemos, nunca será passado. Ainda não se prestou atenção ao alerta do Médico carioca, Miguel Couto, que ele nos passou inda no início do século passado: “No Brasil só há um problema nacional: é a educação do povo”. E ainda continuamos confundindo educação com ensino. Andrew Carnegie também nos disse: “O homem que conseguir controlar totalmente a sua mente estará capacitado a tomar posse de qualquer coisa que ele venha desejar”. Estão aí dicas que deveriam ser passadas na educação para o futuro. Para que sejamos bem-sucedidos é necessário que conheçamos os caminhos para o sucesso. E cada um de nós está preparado para a caminhada. Só não fomos nem somos instruídos para seguir a vereda que nos leva ao sucesso. E é por isso que vemos tantos bem-sucedidos acabarem nas cadeias, por terem progredido através de veredas ínvias. Constroem fortunas incomensuráveis, sem imaginar que a vereda seguida está levando-o para o fracasso e não para o sucesso. São os espertos que pensam que são expertos.
É isso aí, cara. Vamos ser mais inteligentes e não nos deixarmos cair nas esparrelas dos que nos dão o peixe para o almoço de hoje, quando deveriam nos ensinar a pescar. E enquanto não acordarmos para o verídico, continuaremos nadando em águas turvas, e navegando em pirogas furadas. Continuamos vivendo o mundo dos nossos antepassados. Continuamos caminhando levados pela ilusão que estamos em um mundo de progresso, por estarmos com a posse do celular. Ainda não procuramos entender que durante o último dilúvio já estávamos super adiantados na tecnologia. Mas tivemos que voltar na tarefa de reiniciar tudo que já tivemos e não sabemos que tivemos. Todos os dias ouvimos alguém dizer que estamos em um mundo de cabeça para baixo. Mas não estamos. O que acontece e que estamos vivendo com as cabeças fora do pescoço.
Chega de papo complicado. Vamos pensar mais em nós mesmos e fazer o que deve ser feito para que sejamos o que realmente somos. E se viemos de um Universo Racional, devemos buscar nossa racionalidade onde estamos. Porque só assim evoluiremos para nosso retorno ao nosso Mundo Racional. “Aquele céu azul que vedes não é céu nem é azul”. O Padre sabia o que dizia. Vamos sair do barco da ilusão e seguir os caminhos da racionalidade. Procuremos nos educar, porque nunca farão isso por nós. Pense nisso.
99121-1460