Moradores da Vila Moderna, no município de São Luis do Anauá, procuraram a Folha para denunciar a situação da distribuição de água no local. Os denunciantes afirmam que há anos a água possui coloração escura e baixa pressão, além da instalação de hidrômetros que preocupa a população quanto ao valor que será pago ao fim do mês.
Em entrevista à Folha, um dos moradores disse que no começo do dia a baixa pressão da água impede que algumas atividades sejam feitas, como escovar os dentes e tomar baho. Além disso, vídeos mostram que a coloração escura da água que sai da torneira.
Ainda de acordo com a denúncia, os hidrômetros que foram instalados há dois dias vem preocupando os moradores. “Antes, a taxa era fixa de R$ 39, mas agora, pelos cálculos que já fizemos, a conta pode chegar a cerca de R$ 250 em uma residência comum. Imagine o valor para um lava-jato ou outro comércio que depende de água! É inviável pagar tão caro por um serviço que não atende às necessidades básicas” disse Erivelton Leão, em entrevista à Folha.
Segundo relatos de moradores, em algumas casas o consumo registrado pelo aparelho já passou de mil litros em apenas dois dias. Segundo Erivelton, isso se deve a baixa pressão da água, que faz com que torneiras e chuveiros passem muito tempo abertos.
A Folha procurou a Companhia de Águas e Esgoto de Roraima (Caer) e aguarda o retorno.