A série documental original idealizada e apresentada pela chef Ana Luiza Trajano e produzida pelo Instituto Brasil a Gosto traça paralelos entre o patrimônio alimentar brasileiro e o francês por meio de receitas e histórias
Por Trás do Prato vai muito além da culinária, ela é um mergulho antropológico nas semelhanças culturais entre Brasil e França.
Com o respaldo da trajetória de Ana Luiza Trajano, conhecida por mais de duas décadas de pesquisa do patrimônio agroalimentar brasileiro, a série carrega valor histórico, educacional e sensorial, sendo ideal para espaços de cultura, gastronomia, sociedade e entretenimento.
Você já ouviu falar no cassoulet? Já parou para pensar na semelhança entre ele e a feijoada brasileira?
E na bouillabaisse e as moquecas baiana e capixaba?
O pão de queijo e o gougère?
Neste ano do Brasil na França e da França no Brasil, a chef Ana Luiza Trajano e o Instituto Brasil a Gosto convidam todos para uma viagem entre os dois países por meio da gastronomia, conhecer suas histórias, seus ingredientes, seus saberes e os afetos que unem esses dois países, justamente a partir de paralelos entre receitas das duas cozinhas.
Nesta sexta-feira às 21:15 (horário da Amazônia) no GNT e Globoplay, a série é dividida em oito episódios. Cada um mostra os preparos tradicionais nos dois países (feijoada e cassoulet, crepe e tapioca, torresmo e rillon) mas sempre com um personagem sendo o fio condutor.
Assim, o patrimônio alimentar brasileiro e o francês são abordados através do olhar e do fazer desses personagens, enfatizando a importância de tais saberes para suas vidas, comunidades, territórios e origens.
O objetivo da série é registrar e apresentar essas experiências e saberes dos dois países, em suas riquezas, semelhanças e diferenças. Afinal, a comida é uma importante ferramenta para entender uma sociedade e nela intervir. E, se a França é conhecida como berço da gastronomia e, por essa condição, que influenciou as cozinhas do mundo inteiro, a gastronomia brasileira, multicultural na sua gênese, se mostra tão única e autêntica quanto a francesa.
Esse projeto vem coroar a trajetória da chef Ana Luiza Trajano, que há mais de duas décadas pesquisa, registra e divulga a cozinha brasileira, primeiro com o premiado restaurante Brasil a Gosto, que funcionou por dez anos na capital paulista, e, em seguida, com o Instituto Brasil a Gosto, fundado por ela para seguir esse legado.
A série Por Trás do Prato, foi idealizado e é apresentado por Ana Luiza Trajano, com a direção de Joana Mendes da Rocha e com a produção e realização do Instituto Brasil a Gosto.
Não esqueçam, todas as sextas feiras a partir das 21:15 no canal GNT, com reprise aos sábados às 12:35, horário de Roraima.