“Meu pai sempre me dizia: meu filho tome cuidado; quando penso no futuro, não esqueço o meu passado”. (Paulinho da Viola)
É claro que devemos esquecer coisas e momentos ruins do passado. Mas, nunca esquecer o passado. Nada mais saudável do que nos lembrarmos de momentos felizes que vivemos. E se vivemos é passado. Todos nós aprendemos com os maus momentos relativos à dificuldade de viver sem os recursos necessários para uma vida considerada feliz. O que não devemos é ficar sempre lembrando dos maus momentos. Eles fizeram parte no nosso desenvolvimento. E se aprendemos com os sufocos, considere-os uma lição que deve ser usada na caminhada da vida. Então vamos viver, e não chorar em lamentações. Quando pensamos no futuro não temos como perder tempo com o passado. Mas não sejamos tão rigorosos assim. Apenas pensemos no que nos interessa para um futuro melhor, e caminhemos de cabeça erguida. Nunca permita que os maus momentos façam de você um títere do destino. Você tem todo o poder de que necessita para traçar o destino que você deseja para ser feliz. É só você crer em você e não se deixar curvar diante do mal.
Tudo que necessitamos para sermos felizes está em nossas mentes. Só não devemos é esquecer de que todos nós estamos em um processo de evolução racional. Que cada um está no seu nível de evolução. Que as diferenças existem e devem ser respeitadas. O que nos leva a considerar que somos todos iguais nas diferenças. E quando respeitamos as diferenças respeitamo-nos a nós mesmos. Raciocínio que nos mantém no patamar que nos garante o respeito dos diferentes. O Thomas Edson disse: “Você é tão pobre ou tão rico quanto o seu vizinho, senão não seria vizinho dele”. Vamos sempre nos manter no nível mais elevado, mantido pela racionalidade. Nada de gritos nem alvoroços. Sejamos adeptos da paz que só será mantida e respeitada quando formos suficientemente educados. Nunca se sinta inferior, nem superior, a nada nem a ninguém. Só somos respeitados quando respeitamos.
A vida é um aprendizado. E por isso não devemos perder tempo com coisa nem atitudes que não nos enriqueça, empobrecendo-nos na caminhada da racionalidade. Vamos ser mais ativos nas observações sobre as veredas, pelas quais devemos caminhar rumo ao desenvolvimento humano. E nunca conseguiremos isso sem uma Educação à altura da racionalidade. Não nos esqueçamos de que somos todos da mesma origem. E que somos todos,sementes. “Há os que plantam a alface para o prato de hoje, e os que plantam o carvalho para a sombra de amanhã”. Cada um de nós está plantando a semente de amanhã. Pense nisso.
99121-1460