O atacante roraimense Fernandinho, de 14 anos, natural de Mucajaí, assinou contrato de formação com o Esporte Clube Vitória, da Bahia, equipe que disputa a Série A do Campeonato Brasileiro. O jovem passou a integrar o elenco sub-15 do Rubro-Negro baiano, que jogará o Campeonato Baiano da categoria.
Filho de Cleginaldo do Santos Serafim e Andréia Alves Salvatierra, Fernandinho carrega o esporte no sangue. A mãe atuou no vôlei pela equipe Fênix, enquanto o pai jogou pelo Progresso de Mucajaí nos anos 1990 e 2000, integrando o elenco vice-campeão roraimense de 2008.
Fernandinho iniciou no futebol na escolinha do Extremo Norte. Segundo a mãe, foi durante amistosos em Mucajaí que o técnico Marquinhos “Cai Cai” percebeu o talento do garoto.
“O Extremo Norte vinha jogar amistosos em Mucajaí, e o professor Marquinhos Cai Cai gostou do futebol do Fernandinho. Passou a ir duas vezes por semana aos treinamentos, na capital Boa Vista. Mesmo sem condições de ir, demos o nosso máximo possível para ele seguir na carreira. Todos diziam que o Fernandinho tinha talento e para não desistir”, contou Andréia Alves Salvatierra.
O primeiro treinador foi o pai, Cleginaldo Serafim, que já havia atuado como atacante do Progresso. Ele identificou cedo o potencial do filho, aos quatro anos de idade, como relembra Andréia.
“Nosso filho tem um chute muito forte, ele tinha apenas 4 anos. Era um chute acima do comum para a idade dele. Desde lá, passou a treinar fundamentos do futebol com o garoto”, destacou a mãe.
Antes de chegar ao Vitória, Fernandinho treinou no projeto ML Treinamento, do preparador físico Moisés Loureiro, onde surgiu a chance de fazer um teste no Fluminense. Em 2025, ele atuou no primeiro semestre pelo Grêmio Novorizontino e agora faz parte do programa de formação do Rubro-Negro baiano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE