CULTURA

Artista roraimense integra primeira residência da Casa Brasil no Rio de Janeiro

Programa busca criar oportunidades para que os artistas desenvolvam seus projetos a partir de acompanhamento curatorial e institucional, aproximando o público das diferentes expressões culturais do país

Artista roraimense integra primeira residência da Casa Brasil no Rio de Janeiro

Roraima marca presença no cenário artístico do Rio de Janeiro. O artista visual Rafael Pinto, conhecido como Pérola, de Boa Vista, participa da primeira edição do programa de residência artística da Casa Brasil, centro cultural fluminense que acaba de inaugurar a iniciativa em parceria com o Meio de Hospedagem Congá. A primeira edição reúne também a artista carioca Mayara, moradora do Salgueiro.

Segundo relatos da direção da Casa Brasil, a residência busca criar oportunidades para que os artistas desenvolvam seus projetos a partir de acompanhamento curatorial e institucional, aproximando o público das diferentes expressões culturais do país. “Uma primeira residência com artistas do Rio de Janeiro e de Roraima é a oportunidade de discutir e evidenciar os conceitos anunciados, gerando oportunidades para um debate público sobre o que se quer com esta nova Casa”, explicou Jocelino Pessoa, diretor da V ARTE, produtora responsável pelo projeto.

Rafael Pinto é doutorando em Educação pela UFRR, fundador da Embuá Produtora Cultural e atua na produção de projetos interdisciplinares que articulam arte, educação e narrativas do Norte do Brasil. Entre seus trabalhos, destaca-se Frete Grátis para Todo Norte, Exceto para o Brasil, intervenção que reúne artistas da Amazônia e questiona desigualdades históricas de acesso à cultura e circulação de bens simbólicos.

Mayara, formada em História da Arte pela UERJ, ressalta a importância de sua trajetória. “Salgueiro é parte de um território quilombola. Sou a primeira artista do morro a participar de uma residência artística de enorme importância para o contexto histórico do Brasil. Participar dessa residência tem muita representatividade pela favela que vim e pelo contexto histórico dela”, afirmou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



0 que é a Casa Brasil?

A Casa Brasil, mantida pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, com apoio do Ministério da Cultura e patrocínio da Petrobras, inaugura com esta residência uma nova etapa em seu reposicionamento, com foco em diversidade, sustentabilidade e economia criativa.

O programa de residência tem como parceiro o Congá, antigo Belga Hotel, que hospeda os artistas durante sua estadia no Rio. Segundo Amina Bawa, responsável pela comunicação do meio de hospedagem, a parceria busca fortalecer a brasilidade e a cultura afro-brasileira no centro da cidade.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.