POLÍTICA

TSE marca julgamento que pode cassar governador Antonio Denarium

O governador Antonio Denarium durante entrevista coletiva
O governador Antonio Denarium durante entrevista coletiva (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) marcou para o próximo dia 26 de agosto o julgamento do processo que pode resultar na cassação do governador Antonio Denarium (PP), e de seu vice, Edilson Damião (Republicanos). A decisão de pautar o caso foi tomada pela presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia, após mais de um ano de espera.

O processo teve origem em condenação do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), que determinou a perda dos mandatos por supostos crimes eleitorais cometidos durante a campanha de 2022. A relatoria do caso no TSE está a cargo da ministra Isabel Galotti.

O julgamento não havia avançado antes porque o TSE estava com a composição incompleta desde maio. A situação mudou recentemente com a posse dos ministros Estela Aranha e Floriano de Azevedo Marques, permitindo o retorno à pauta de processos relevantes que estavam parados.

Se confirmada a decisão do TRE-RR, Denarium e Damião perderão os cargos, abrindo caminho para a convocação de novas eleições.

Em nota enviada à FolhaBV, o governador Antonio Denarium informou que segue sua agenda de trabalho normalmente como chefe do Executivo. “Um governo que tem como marca o trabalho com apoio e grande aprovação popular e o resultado, traduzido em desenvolvimento do estado, como nunca antes visto em sua história, com números que confirmam isso, como por exemplo, os aumentos do PIB, das exportações, da geração de novos empregos, abertura de novas empresas, da área plantada de grãos e do rebanho bovino e o maior número de obras já realizadas em uma única gestão, gerando mais produtividade, fortalecendo a economia de Roraima e melhorando a qualidade de vida das pessoas”, acrescentou.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.