O potencial da Amazônia para gerar renda e sustentabilidade para suas comunidades tradicionais será o foco de uma palestra internacional no Amazontech 2025. No dia 5 de setembro, às 10h30, o Cinema da UFRR receberá a palestra “Amazônia e seus biomas: sustentabilidade e renda para comunidades indígenas”, com a participação da Trent University de Ontário, Canadá. A atividade é gratuita e aberta ao público interessado.
Eliene Araújo, coordenadora do Amazontech, explica a essência e a importância dessa colaboração internacional para o evento.
“O foco principal desta palestra é trabalhar a sustentabilidade dentro das comunidades indígenas, para que elas percebam seu bioma como uma possibilidade de geração de negócios. A Trent University já está em parceria conosco, com o Sebrae, há quase seis meses. Essa parceria visa justamente entender como podemos vincular a bioeconomia e a sustentabilidade ao benefício das comunidades indígenas e ancestrais”, explica.
Eliene detalha o potencial dos recursos naturais para a inovação econômica.
“A palestra vem muito com esse foco de aproveitar óleos essenciais e extratos da biomassa que podem se transformar em produtos nutracêuticos e farmacêuticos, contribuindo para que a comunidade seja inserida nesse processo. É sobre o aproveitamento sustentável dos recursos da floresta, gerando desenvolvimento e inclusão”, conclui.
Sobre o Amazontech 2025
Promovido pelo SEBRAE Roraima, com parceria da EMBRAPA, UFRR, FAPERR e os Sebrae dos estados da Amazônia Legal, o Amazontech 2025 será realizado em Boa Vista, reunindo empresas, empreendedores, pesquisadores, autoridades e líderes comunitários do Brasil e de países vizinhos.
Com mais de 20 mil metros quadrados dedicados à inovação e sustentabilidade, o evento contará com mais de 100 atividades, entre seminários, palestras magnas, oficinas, rodadas de negócios, vitrines tecnológicas e espaços interativos voltados ao aprendizado e ao networking. Entre os destaques estão o Hackathon (maratona de desenvolvimento de soluções tecnológicas) e a gravação de um podcast exclusivo.
O evento contará ainda com a presença de representantes da Guiana, Equador e Barbados, além de comitivas dos estados do AM, AC, AP, MA, MT, RO, TO e do Sebrae Nacional, reforçando seu caráter internacional e integrador.
Entre os nomes confirmados na programação geral estão Monique Evelle, investidora do Shark Tank Brasil e empreendedora social, e Martha Gabriel, referência nacional em inovação digital.
O Amazontech 2025 é totalmente gratuito e aberto ao público: pequenos e médios empreendedores, startups, pesquisadores, investidores, instituições públicas e privadas, profissionais autônomos e lideranças comunitárias estão convidados a participar dessa grande imersão em inovação e desenvolvimento sustentável.
Inscrições e mais informações: https://amazontech.rr.sebrae.com.br