AFONSO RODRIGUES

Escravos dos pensamentos alheios

“Milhões de pessoas ainda compõem a massa humana impensante: escravas das opiniões dos outros, não pensam por si mesmas”. (Waldo Vieira)

E os milhões continuam crescendo. É preocupante o número de pessoas que continuam sem condições racionais de pensarem por elas mesmas. Continuam saindo de casa, à procura de orientações que estão à sua disposição em sua própria mente. E pelo que vemos a coisa continua crescendo e o mundo navegando para um final. Mas, não vamos fazer deste pensamento uma demonstração de pessimismo. Ao contrário, devemos levar em conta que vivemos num mundo em evolução. E ou evoluímos ou ficamos marchando sobre as mesmas pegadas, quando deveríamos ver o mundo necessitar da nossa evolução, para ele evoluir. Então vamos fazer nossa parte como ela deve ser feita: com racionalidade. Somos todos responsáveis pelo desenvolvimento da humanidade, já que fazemos parte dela. E o mais racional é que acreditemos no poder que temos em nossas mentes, mas seguindo a vereda da evolução de cada um. Porque nosso progresso depende de nossa capacidade de progredir. E não conseguiremos progredir, seguindo orientações dos pensamentos dos outros.

E tudo é simples pra dedéu. Olhe-se sempre no seu espelho interior e veja o que realmente você é e como é. Porque nem sempre somos o que pensamos que somos, e acabamos vendo-nos, no espelho do banheiro, penas o que pensamos que somos. Vamos caminhar pelas veredas da racionalidade. Não devemos ignorar o que somos hoje, mas devemos ter a certeza de que precisamos sempre melhorar no que somos, por melhor que sejamos. E você pode fazer isso. Mas só conseguirá se acreditar que pode. Porque se não acreditar nunca conseguirá, independentemente das orientações dos que orientam você, no caminho que nem sempre leva você para a racionalidade. Valorize-se sempre, e você alcançará o horizonte inatingível. Procure entender isso e você encontrará a vereda que pode levar você ao topo do patamar da racionalidade. E tudo está dentro de você, na sua mente. É só você acreditar e seguir a caminhada como ela deve ser seguida. E só você tem o poder de dirigir sua vida. Por isso nunca ponha, nos outros, a responsabilidade pelos seus fracassos. Eles fazem parte da evolução.

Vá refletindo devagarinho sem preocupações, e você chegará onde quer chegar. Mas não deixe que ninguém, além de você mesmo, ou mesma, dirija sua vida. Mas esteja sempre pronto, ou pronta, para escolher a vereda certa para seguir. Nunca tenha medo dos erros, eles são um ensinamento. É só os ver como tal, não os praticando novamente. Pense nisso.

[email protected]

99121-1460       

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.