EM RORAINÓPOLIS

Consumidores denunciam cobranças abusivas na conta de água; mulher que pagava R$ 40 recebeu fatura de quase R$ 8 mil

Procurada, a CAERR informou que as leituras de consumo são feitas de forma segura por empresa terceirizada, que registra anormalidades e envia alertas nas faturas, e que os consumidores podem solicitar revisão de valores, vistoria de hidrômetros e acompanhamento pela Divisão de Proteção do Consumidor

Moradores de Rorainópolis denunciam cobranças abusivas na conta de água
Em um dos casos, uma moradora recebeu uma conta no valor de R$ 7.912,53. (Foto: Divulgação)

Moradores do Bairro Nova Vitória, em Rorainópolis, procuraram a Folha para denunciar cobranças elevadas nas contas de água emitidas pela Companhia de Água e Esgoto de Roraima (CAERR). Em um dos casos, uma moradora recebeu uma conta no valor de R$ 7.912,53, valor que representa um aumento de mais de 19 mil por cento em relação ao consumo habitual, que girava em torno de R$ 40.

De acordo com relatos enviados à reportagem, cerca de 90% das residências do bairro estão enfrentando essa variação abusiva nos valores cobrados.

Fatura de outra moradora também veio com aviso de alto índice de consumo. (Foto: Divulgação)

A moradora, que prefere não se identificar, relatou a revolta com o aumento da tarifa e as condições do serviço. “É revoltante ver mais um aumento na tarifa de água em um momento em que tantas famílias já estão lutando para pagar as contas e sobreviver com salários defasados, e que esse aumento representa mais um peso no bolso do cidadão. Apesar dos aumentos, o serviço não melhora, pois continuamos enfrentando interrupções, baixa pressão, vazamentos sem conserto e falta de investimento na manutenção”, disse.

Além disso, moradores afirmam que, mesmo após reclamações e pedidos de vistoria, a CAERR não apresentou soluções. Segundo eles, ao procurarem a empresa em busca de esclarecimentos, receberam apenas promessas de verificação, sem que as vistorias fossem efetivamente realizadas.

Denúncias semelhantes em Boa Vista

As reclamações sobre cobranças elevadas nas contas de água também foram feitas por moradores do Residencial Vila Jardim, em Boa Vista. Em julho, eles relataram valores inconsistentes nas faturas, incluindo cobranças que ultrapassaram R$ 1.500, valor muito acima do consumo registrado em bairros próximos.

O que diz a CAERR

Procurada, a CAERR informou que as leituras de consumo são feitas de forma segura por empresa terceirizada, que registra anormalidades e envia alertas nas faturas, e que os consumidores podem solicitar revisão de valores, vistoria de hidrômetros e acompanhamento pela Divisão de Proteção do Consumidor.

Confira a nota completa

“A Companhia de Águas e Esgotos de Roraima informa que em março de 2025, foi realizada a instalação de 700 hidrômetros no município de Rorainópolis, o que inclui o bairro Nova Vitória.

Ressalta que o serviço de medição de água é feito de forma segura por uma empresa terceirizada, que além da coleta das leituras e entrega de faturas, também registra mensalmente qualquer anormalidade de consumo. E todos os registros fora da faixa de consumo são integrados ao sistema da Caer e contam com comprovação fotográfica para verificação posterior.

Quando é detectada qualquer anormalidade, a Caer emite um comunicado de alerta na mesma conta entregue ao consumidor (conforme consta na fatura do usuário), onde orienta que houve um aumento significativo no consumo de um mês para outro, o que repercute no valor da fatura. E solicita que os mesmos revisem as instalações e procurem vazamentos que podem ocasionar este tipo de aumento, uma vez que a atribuição da empresa vai até o hidrômetro.

Reforça que muitas alterações na fatura podem ocorrer em virtude de vazamentos ocultos e solicita aos usuários que busquem um profissional para a identificação desses vazamentos, faça os registros por meio de fotos, vídeos ou outros meios para solicitar a revisão dos valores junto à companhia.

Informa ainda que para todo o estouro de consumo, a empresa coloca à disposição dos usuários diversos procedimentos, como vistoria no hidrômetro, possibilidade de revisão de fatura, entre outros, que podem ser requeridos junto ao setor comercial.

E possui também um setor específico denominado Divisão de Proteção do Consumidor, composta por assessores jurídicos responsáveis por acompanhar essas solicitações, via requerimento e auxiliar o consumidor junto a empresa.

A empresa agradece a compreensão e disponibiliza canais de comunicação para que os usuários possam esclarecer dúvidas sobre saneamento básico diretamente com a companhia.

Fale com a Caer

Whatsapp: (95) 98406-3918;

Call Center: 0800 280 9520;

App Caer Mobile: Disponível para Android na Google Play Store e iOS na App Store”.

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