Amazontech 2025

Pioneiro da biotecnologia brasileira vai debater inovação farmacêutica a partir da biodiversidade amazônica

Professor Emérito Spartaco Astolfi Filho trará sua vasta experiência para explorar como os recursos naturais da floresta podem revolucionar a indústria farmacêutica em palestra gratuita na UFRR

Pioneiro da biotecnologia brasileira vai debater inovação farmacêutica a partir da biodiversidade amazônica

A riqueza da biodiversidade amazônica como motor de inovação na área farmacêutica será um dos temas de destaque no Amazontech 2025. No dia 6 de setembro, às 15h30, o Auditório 1 do Amazontech receberá a palestra “Inovação na Área Farmacêutica no Brasil a Partir da Biodiversidade”, com o pesquisador Spartaco Astolfi Filho. A atividade é gratuita e aberta a todos os interessados.

Spartaco Astolfi Filho é um pesquisador da área de biotecnologia e professor emérito da Universidade Federal do Amazonas. Ele foi coordenador da Rede da Amazônia Legal de Pesquisa Genômica (Realgene), que desenvolveu estudos sobre o genoma do guaraná. Considerado um dos pioneiros da biologia molecular no Brasil, na década de 80, na Universidade de Brasília (UnB), ele desenvolveu tecnologias usando engenharia genética para produção de insulina, processo que foi licenciado para uma empresa russa. No ano 2000, recebeu a Medalha do Mérito Científico e Tecnológico do Estado de São Paulo por sua participação no sequenciamento do genoma da bactéria Xylella fastidiosa.

Eliene Araújo, coordenadora do Amazontech, enfatiza como a pesquisa atual tem transformado a visão sobre os produtos naturais.

“Cada vez mais, estudos e pesquisas se desenvolvem olhando para a natureza. Temos vários pesquisadores que começam a enxergar os produtos do bioma amazônico, principalmente, com um viés medicinal. Como podemos trabalhar com diversos óleos e plantas medicinais, transformando isso em algo inovador para a indústria farmacêutica?”, reflete.

Eliene complementa que essa abordagem representa uma evolução do conhecimento tradicional.

“Pegamos os saberes tradicionais, chás, ervas, e começamos a transformar isso em produtos que possam ser escaláveis, aproveitando tudo que a floresta tem a oferecer na área farmacêutica, ou seja, produtos que servirão para a cura”, explica.

Sobre o Amazontech 2025

Promovido pelo SEBRAE Roraima, com parceria da EMBRAPA, UFRR, FAPERR e os Sebrae dos estados da Amazônia Legal, o Amazontech 2025 será realizado em Boa Vista, reunindo empresas, empreendedores, pesquisadores, autoridades e líderes comunitários do Brasil e de países vizinhos.

Com mais de 20 mil metros quadrados dedicados à inovação e sustentabilidade, o evento contará com mais de 100 atividades, entre seminários, palestras magnas, oficinas, rodadas de negócios, vitrines tecnológicas e espaços interativos voltados ao aprendizado e ao networking. Entre os destaques estão o Hackathon (maratona de desenvolvimento de soluções tecnológicas) e a gravação de um podcast exclusivo.

O evento contará ainda com a presença de representantes da Guiana, Equador e Barbados, além de comitivas dos estados do AM, AC, AP, MA, MT, RO, TO e do Sebrae Nacional, reforçando seu caráter internacional e integrador.

Entre os nomes confirmados na programação geral estão Monique Evelle, investidora do Shark Tank Brasil e empreendedora social, e Martha Gabriel, referência nacional em inovação digital.

O Amazontech 2025 é totalmente gratuito e aberto ao público: pequenos e médios empreendedores, startups, pesquisadores, investidores, instituições públicas e privadas, profissionais autônomos e lideranças comunitárias estão convidados a participar dessa grande imersão em inovação e desenvolvimento sustentável.

 Inscrições e mais informações: https://amazontech.rr.sebrae.com.br

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.