
Roraima será contemplada com R$ 7,3 milhões do PAC Saúde 2025 para equipar 14 municípios com 39 combos de aparelhos que vão qualificar a estrutura das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Segundo o Ministério da Saúde, a iniciativa faz parte de um investimento nacional de R$ 1,8 bilhão, que prevê a entrega de 180 mil equipamentos para mais de 5 mil cidades em todo o país.
O programa tem como objetivo modernizar a Atenção Primária, que é a porta de entrada prioritária do Sistema Único de Saúde (SUS), ampliando o acesso e a resolutividade do atendimento oferecido nas UBSs. Cada combo conta com 18 equipamentos estratégicos, como ultrassom portátil, desfibrilador, retinógrafo e kits para Telessaúde, que devem começar a ser entregues a partir de novembro de 2025.
Investimento e modernização da Atenção Primária
Segundo Ana Luiza Caldas, secretária de Atenção Primária à Saúde, este é o maior investimento descentralizado já realizado para as UBSs do país. “A aquisição desses equipamentos vai garantir um cuidado mais seguro, humanizado e eficiente, reduzindo encaminhamentos desnecessários para níveis mais complexos do sistema”, afirmou.
A ação está sendo coordenada pela Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS), que abriu licitação para a compra dos equipamentos, prevista para o dia 18 de agosto, conforme edital publicado no Diário Oficial da União.
Equipamentos e benefícios para Roraima
Entre os equipamentos que serão entregues estão eletrocardiógrafos digitais, dopplers vasculares portáteis, espirômetros digitais, dermatoscópios, desfibriladores externos automáticos, laser terapêutico, câmeras frias para conservação de vacinas, cadeiras de rodas, otoscópios digitais, entre outros.
A expectativa é que o investimento beneficie diretamente cerca de 700 mil roraimenses, qualificando o atendimento de Atenção Primária em municípios que hoje enfrentam desafios estruturais.