Estudantes de ensino superior já podem se inscrever no 2º Processo Seletivo Unificado de 2025 do Ministério Público Federal (MPF) em Roraima. A pré-inscrição segue aberta até as 23h40 do dia 31 de agosto, exclusivamente pela internet no site www.mpf.mp.br/rr/estagie-conosco. Clique aqui e confira o edital.
A seleção visa à formação de cadastro reserva e preenchimento de vagas imediatas para estágio na sede do MPF em Boa Vista. Os cursos contemplados são: Ciências Contábeis, Comunicação Social, Direito, Engenharia Civil, Secretariado e Tecnologia da Informação – Suporte Técnico. Há vagas imediatas para Direito, Engenharia Civil e Tecnologia da Informação.
Quem pode participar
Podem participar estudantes regularmente matriculados em instituições de ensino superior conveniadas com a Procuradoria da República em Roraima. É necessário ter completado pelo menos o segundo semestre nos cursos com duração igual ou superior a seis semestres, ou o primeiro semestre nos cursos com menos de seis semestres. Não será admitido aluno que estiver cursando o último semestre da graduação no momento da admissão.
Também poderão participar estudantes de cursos correlatos, como Gestão Financeira (para Ciências Contábeis), Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Rádio e TV e outros (para Comunicação Social), além de diversas formações na área de TI, como Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia de Software, Ciência de Dados e Big Data.
Etapas da seleção
O processo será composto pelas seguintes etapas: pré-inscrição, confirmação da inscrição com envio de documentos, prova objetiva online (para todos os cursos) e prova discursiva presencial (somente para candidatos de Direito que passarem na prova objetiva).
A prova objetiva terá 20 questões para os cursos em geral e 30 questões para Direito, com conteúdo específico da área. Para ser aprovado, é necessário atingir no mínimo 8 pontos nos cursos em geral e 12 pontos no curso de Direito.
Cronograma
- De 4 a 31 de agosto: pré-inscrição online
- De 4 de agosto a 5 de setembro: confirmação da inscrição
- A data da prova será divulgada posteriormente no site do MPF-RR
Reserva de vagas
O edital prevê cotas para pessoas com deficiência (10%), candidatos negros (30%) e candidatos de minorias étnico-raciais, como povos indígenas e comunidades tradicionais (10%). A inscrição nas cotas exige o envio de documentação específica no momento da confirmação da inscrição. No caso dos autodeclarados negros e indígenas, haverá entrevista de validação.
Prova online
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A aplicação da prova objetiva será feita pela plataforma selecaoestagio.mpf.mp.br, com acesso via conta GOV.BR. O edital exige que o candidato tenha equipamento com câmera, microfone e internet estável. Também é necessário realizar testes na plataforma até 72 horas antes da aplicação da prova. Não será permitido o uso de qualquer tipo de consulta ou material durante a avaliação.