A poucos dias do Dia dos Pais, um levantamento feito pela Vetra Consultoria mostrou o padrão de consumo da população de Boa Vista. A pesquisa contou com 265 entrevistados, e oferece um panorama detalhado sobre os tipos de presentes mais procurados, os valores médios de gastos e a influência das redes sociais na decisão de compra.
Os itens em destaque são roupas e acessórios, liderando o ranking de procura por produtos, com um percentual de 40% das preferências, seguidos por perfumes e produtos de cuidados pessoais (28,7%) e relógios (7,5%). O valor médio gasto é de R$ 245,87, com ampla variação: 84% dos entrevistados pretendem gastar até R$ 300.
O estudo também mostrou que 61,5% dos consumidores planejaram a compra com antecedência, o que, segundo a Vetra, reforça a necessidade de campanhas promocionais antecipadas no varejo.
Diferença de compra entre o Dia dos Pais e das Mães
A pesquisa indica que presentes de uso pessoal continuam sendo os mais escolhidos, embora o perfil do presenteado, no caso o pai, influencie a escolha: enquanto no Dia das Mães predominou a categoria de cosméticos, no Dia dos Pais houve maior inclinação por itens de vestuário e acessórios de maior valor.
Conforme o levantamento, ambas as datas mostram a força de presentes de uso pessoal, mas com ênfases de categoria distintas, o que exige um planejamento de estoque, mix de produtos e comunicação visual totalmente adaptado para cada evento.
Para o Dia dos Pais, 61,5% dos entrevistados afirmaram que a compra será financeiramente planejada, em contraste com 38,5% que admitem que será uma decisão mais impulsiva ou de última hora, segundo a pesquisa de hábitos de consumo.
A pesquisa da Vetra traz ainda comparações com o Dia das Mães de 2025, indicando por exemplo, enquanto o gasto médio com presentes foi maior no Dia das Mães (R$ 305,10), a intenção de aumentar os gastos em relação ao ano anterior foi maior no Dia dos Pais (60,6%).
Influência e pagamento
Em relação ao canal de compra, o comércio local lidera com 34,3% da preferência, seguido de perto pelos shopping (32,1%). Lojas virtuais e redes sociais aparecem com 12,5% e 10,2% das intenções, respectivamente. A decisão sobre onde comprar é influenciada principalmente pelo preço (38,9%), seguido por qualidade (22,6%) e comodidade (11,7%).
O pagamento por PIX é a forma preferida para 45,3% dos consumidores, consolidando como principal meio de transição, seguido por cartão de crédito (26,4%) e dinheiro (15,1%). O uso do cartão cresce com a escolaridade e renda, enquanto o PIX é mais comum entre jovens e mulheres.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE