O vereador Marcelo de Magalhães Nunes (PDT) solicitou à Prefeitura de Boa Vista informações detalhadas sobre as ações voltadas à agricultura familiar. O ofício foi encaminhado ao prefeito Arthur Henrique e ao secretário municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas, Cezar Riva.
Em entrevista ao Jornal da 100.3, da Rádio Folha, apresentado por Natanael Vieira, Marcelo afirmou que as políticas públicas municipais voltadas ao setor são “superficiais” e cobrou maior presença do poder público na zona rural da capital. “O que a Prefeitura oferece hoje de suporte à agricultura ainda é pouco, incipiente e insignificante”, disse.
No documento, o parlamentar pede dados sobre a mecanização de áreas, incluindo hectares atendidos e localização; fornecimento de incentivos, sementes, mudas, calcário, defensivos e kits de irrigação; além da entrega de matrizes de animais e implementos agrícolas. Ele também quer saber se a Prefeitura disponibilizou linhas de crédito, se há ações para comunidades indígenas e hortifrutigranjeiros e como tem sido a assistência técnica na zona rural.
Confira a entrevista completa a partir do segundo bloco;
Marcelo também questionou a ausência de investimentos no antigo Centro de Difusão Tecnológica (CDT), onde hoje funciona o campo de girassóis da Prefeitura, no Bom Intento. “O CDT era um local onde se estudava e difundia tecnologia para ajudar o produtor. Hoje virou apenas um ponto instagramável para fotos”, criticou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na entrevista, ele ainda cobrou a implementação de programas já aprovados em lei, como a Patrulha Agrícola Mecanizada e o Plano Integrado de Desenvolvimento Rural. “Foi desenvolvido um programa, criado um fundo, aprovada uma lei, e a gente não vê isso funcionar”, afirmou.