Com 520,8 milímetros de chuva acumulados, julho encerra o mês como o mais chuvoso de 2025 em Boa Vista, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O volume supera os índices registrados em maio (384 mm) e junho (342,2 mm), e eleva o acumulado do ano na capital para 1.676,9 mm. O número equivale a 96% da média histórica anual de precipitação, que é de 1.735,75 mm.
Apesar do intenso acúmulo de precipitação observado nos últimos 30 dias, a tendência para o início de agosto é de trégua nas chuvas. Conforme a previsão do Climatempo, entre os dias 31 de julho e 2 de agosto, há possibilidade de pancadas isoladas e tempestades em parte da região. Porém, a partir do domingo (3), o tempo deve ficar predominantemente ensolarado até pelo menos o dia 5.
Entre os dias 6 e 13 de agosto, o retorno das chuvas é esperado de forma pontual, com intensidade moderada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Níveis dos rios começam a baixar
De acordo com o 22º Boletim Extraordinário de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Branco, o volume de precipitação deve continuar diminuindo nos próximos dias, o que contribui também para a redução dos níveis dos rios no estado.
Em Boa Vista, o Rio Branco recuou 63 centímetros apenas na última semana de julho. Situações semelhantes foram registradas em Normandia, com queda de 62 cm no Rio Tacutu, e em Bonfim, onde o Rio Branco baixou 87 cm, segundo dados da Rede Hidrometeorológica Nacional.