Na internet, está difícil ver outro assunto: o morango do amor já invadiu todas as redes sociais dentro e fora do espaço virtual. O doce que ganhou a atenção dos brasileiros fez com que a fruta fosse ainda mais procurada pela população, o que resultou no aumento dos preços. Por isso, a Folha realizou uma pesquisa em frutarias de Boa Vista para avaliar o preço do morango na capital.
Ao todo, foram quatro locais visitados pela reportagem.
Local 1: Cartela com cerca de 250g por 24 reais, com o quilo por aproximadamente 96 reais.
Local 2: Cartela com cerca de 250g por 28 reais, com o quilo por aproximadamente 112 reais.
Local 3: Caixa com quatro cartelas, com média de 250g cada, por 95 reais.
Local 4: Morango vendido no peso, por 150 reais o quilo.
Os locais visitados ficam nos bairros São Francisco, Aparecida e Asa Branca.
Análise Econômica do Cenário do Morango
O economista Claudio Oliveira, avalia o cenário como algo positivo para a economia local, que apesar dos preços elevados, funciona como impulsionador para as vendas.
“Esse tipo de produto não é o chamado ‘produto popular’, sendo consumido com frequência apenas por uma parcela pequena da sociedade. Isso faz com que os impactos econômicos não sejam tão relevantes. Quem já utilizava o morango pra produção de outros itens, tem a facilidade de utilizar isso como ferramenta pra inovar e ingressar nessa mesma febre do momento e obter ganhos a mais com isso”
Entretanto, é possível que não demore para que os preços comecem a diminuir.
“Eu acredito que o reflexo desse movimento tem um prazo determinado. Daqui a alguns meses aparece outro produto ou movimento oriundo da mídia e ocupa o lugar de destaque que hoje está sendo imputado ao morango do amor, e daí por diante o próprio mercado trata de normalizar o preço desse produto ao consumidor”.