ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO

Shows do São João no Parque Anauá têm intérpretes de Libras pela 1ª vez

Francynara Sousa e Neires Vidal ajudam a incluir a comunidade surda em meio aos shows nacionais

 Francynara Pereira Sousa e Neires Vidal. (Foto: Nilzete Franco)
Francynara Pereira Sousa e Neires Vidal. (Foto: Nilzete Franco)

Em meio aos grandes nomes que se apresentaram no palco do São João no Parque Anauá, dois rostos chamaram atenção de quem acompanhava as atrações mais de perto: os das intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais) Francynara Pereira Sousa e Neires Vidal. Elas são responsáveis por traduzir em tempo real as músicas e falas dos artistas para o público surdo.

Francynara Pereira Sousa durante apresentação. (Foto: Nilzete Franco)

Segundo as profissionais, a presença da tradução permitiu que pessoas surdas acompanhassem melhor as apresentações. Em geral, esse público costuma ter o acesso limitado em eventos culturais por falta de acessibilidade.

Francynara afirmou que notou a reação positiva de alguns participantes durante os shows. “A comunidade surda não deixa de ir porque quer, mas porque normalmente não tem como acompanhar. Ontem mesmo, durante o show, vi um rapaz surdo nos observando com atenção. Ele estava curtindo de verdade”.

Neire Vidal durante apresentação no show do Túlio Milionário. (Foto: Nilzete Franco)

De acordo com as duas, era possível perceber a interação direta do público. Algumas pessoas acenavam, balançavam a cabeça no ritmo e demonstravam emoção ao acompanhar os sinais. “Eles olhavam pra gente, sorriam, vibravam. É um retorno que mostra que estavam entendendo, sentindo, participando”, relatou Francynara.

Neires, que atua no Centro de Atendimento ao Surdo (CAES), contou que um dos espectadores, vindo da Venezuela, demonstrou surpresa ao ver a presença da Libras no palco. “Ele ficou me olhando como se fosse a primeira vez que via um show interpretado. E ele entendeu o que os cantores estavam dizendo”, disse.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Francynara, que está iniciando na área, explicou que encara a atuação com responsabilidade. “É a minha primeira vez participando de algo assim. Tenho consciência de que sou nova na área e que ainda tenho muito a conquistar pela comunidade. Por isso estudo bastante antes, para me preparar”, relatou.

De acordo com as intérpretes, a iniciativa de incluir Libras no São João pode representar um avanço na inclusão da comunidade surda em eventos culturais, embora ainda não haja confirmação de que ações como essa serão adotadas com regularidade em outras programações.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.