PERÍODO CHUVOSO

Rio Branco já inunda casas em Caracaraí

Nível do curso d'água pode subir ainda mais. Inmet alertou para a possibilidade de chuvas intensas em Roraima até essa quarta

Rio Branco começa a alagar casas da Prainha, em Caracaraí
Rio Branco começa a alagar casas da Prainha, em Caracaraí (Foto: Reprodução)

Em 24 horas, o nível do rio Branco subiu 22 centímetros e chegou a 9,12m de profundidade nesta terça-feira (22), em Caracaraí, cidade do Sul de Roraima. A marca supera a cota de inundação, que é de 9m.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Assim, o rio começou a alagar casas da cidade, a exemplo das situadas na comunidade da Prainha. Lá, a família da pescadora Nathalia Holanda se surpreendeu com a cheia, apesar de comum em épocas chuvosas na região.

“A gente é pra estar saindo daqui. Minhas pernas já estão doidas por caminhar em meio às águas. Faz dois anos que ninguém se muda daqui, mas neste ano, a situação está atípica”, declarou.

O diretor de Assuntos Civis e Relações Públicas do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Genival Vasconcelos, reforçou, então, que o órgão monitora permanentemente o nível do rio, presta apoio às famílias e já orienta que vítimas dos alagamentos deixem as casas para se abrigar em residências de familiares. “Não existe, até o momento, nenhuma situação crítica, grave”, disse.

Alertas de chuva

Na tarde desta terça, o Sistema de Alerta Hidrológico emitiu alerta extraordinário para informar que o nível do rio pode subir ainda mais e atingir 9,38m às 2h da próxima quinta (24).

O informe coincide com aviso de chuvas intensas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para todo o Estado até às 10h dessa quarta (23), com previsão de até 50 milímetros de chuvas em 24 horas, além de ventos de até 60 quilômetros por hora.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.