Em 24 horas, o nível do rio Branco subiu 22 centímetros e chegou a 9,12m de profundidade nesta terça-feira (22), em Caracaraí, cidade do Sul de Roraima. A marca supera a cota de inundação, que é de 9m.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim, o rio começou a alagar casas da cidade, a exemplo das situadas na comunidade da Prainha. Lá, a família da pescadora Nathalia Holanda se surpreendeu com a cheia, apesar de comum em épocas chuvosas na região.
“A gente é pra estar saindo daqui. Minhas pernas já estão doidas por caminhar em meio às águas. Faz dois anos que ninguém se muda daqui, mas neste ano, a situação está atípica”, declarou.
O diretor de Assuntos Civis e Relações Públicas do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Genival Vasconcelos, reforçou, então, que o órgão monitora permanentemente o nível do rio, presta apoio às famílias e já orienta que vítimas dos alagamentos deixem as casas para se abrigar em residências de familiares. “Não existe, até o momento, nenhuma situação crítica, grave”, disse.
Alertas de chuva
Na tarde desta terça, o Sistema de Alerta Hidrológico emitiu alerta extraordinário para informar que o nível do rio pode subir ainda mais e atingir 9,38m às 2h da próxima quinta (24).
O informe coincide com aviso de chuvas intensas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para todo o Estado até às 10h dessa quarta (23), com previsão de até 50 milímetros de chuvas em 24 horas, além de ventos de até 60 quilômetros por hora.