Durante o São João do Anauá, as quadrilhas juninas do Centro de Inetgração à Pessoa Idosa (Ciapi) e do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência (CIAPD) coordenados pela Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social), irão se apresentar nos dois primeiros dias do evento. Serão mais de 160 pessoas incluindo os dois grupos.
De acordo com a coordenadora do Ciapi, Maria Eva Ferreira, durante todo o ano o Centro atende os idosos nos eixos saúde, educação e bem-estar, e durante os eventos juninos a rotina de atendimento é ampliada com os ensaios para as apresentações no São João.
“É muito importante esse momento do São João, porque inclusive eles pedem para participar, ficam ansiosos durante o ano todo com as programações festivas e para eles é uma festa especial pois são pessoas que gostam da interação, e além da convivência diária essa é uma oportunidade para eles participarem de um evento grande”, explicou a coordenadora.
Com o tema “O Anarriê do Ciapi desperta a criança que existe dentro de você”, a quadrilha composta por 48 casais vai ter a “Grande roda, o balancê, a ponte quebrou, olha a cobra e outros passos tradicionais”. Com resgatar a criança que existe dentro de cada visitante. E quem reforça o recado é o noivo da quadrilha, que possui deficiência visual, Francisco das Chagas Costa. Para ele, o São João representa superação e conquista.
“É maravilhoso ouvir os aplausos no tablado, é gratificante sentir o reconhecimento. Eu gosto muito de brincar e a quadrilha é uma terapia a mais para gente porque lembramos do tempo de criança e sentimos a felicidade de voltar aos tempos de infância. A falta de visão não atrapalha em nada e é por isso que reforço ao povo de Roraima: venha prestigiar nossa apresentação”, enfatizou Francisco.
Professor de dança há 21 anos e atuando há 13 anos no Ciapi com os idoso, o professor Walkir Gough se emociona ao falar da troca de experiência com a turma da terceira idade.
“Eu mais aprendo do que ensino, a energia deles não tem comparação e olha, eles conseguem fazer coisas que a gente aos quarenta não conseguimos fazer, então é gratificante demais”, enfatizou o professor.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Integrantes do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência
Cerca de 60 pessoas do centro integradso à pessoa com deficiência irão se apresentar na Arena Junina. Com o tema “O Anarriê do CIAPD resgata a criança que existe dentro de você”, há 13 anos eles marcam presença no São João.
“Todos os anos apresentávamos a quadrilha do CIAPD, mas desta vez pensamos em algo diferente e a ideia do carimbó deu muito certo. Eles captaram a ideia, estão ensaiando todos os dias e se dedicando muito, para que o resultado seja um sucesso”, explanou o professor Tom Coutinho.
Para a Maria Cecília Izidio da Silva, de 12 anos, e a mãe Maria Ireuda Izidio, artesã, o São João aproxima ainda mais as famílias.
“Para mim é gratificante ver minha filha aqui, pois ela era muito tímida e agora ela interage mais, então é sensacional”, disse a artesã.
Para prestigiar as quadrilhas inclusivas basta ir ao Parque Anauá e se direcionar ao Palco Arena Junina. A quadrilha do CIAPD se apresenta na terça-feira, 22 e a quadrilha do Ciapi se apresenta na quarta, dia 23.