NOVA RECLAMAÇÃO

Moradores do Vila Jardim relatam trantornos com obstrução em esgoto

Em nota enviada ainda nesta quinta-feira à FolhaBV, a Caer informou que o mau uso da rede de esgotamento na parte interna do Residencial Vila Jardim, com descarte indevido de lixo, latas, tecidos e outros materiais, tem sido a principal causa de extravasamento na localidade

Darliane mora no condomínio Ingá, no Vila Jardim - Foto: Nilzete Franco/FolhaBV
Darliane mora no condomínio Ingá, no Vila Jardim - Foto: Nilzete Franco/FolhaBV

Há nove dias, Darliane Carneiro, de 55 anos, moradora do Condomínio Ingá, no Residencial Vila Jardim, enfrenta uma obstrução no esgoto de seu bloco. Segundo ela, a água suja não escoa, e o bueiro localizado ao lado de seu apartamento exala um cheiro insuportável.

A FolhaBV esteve no condomínio e registrou a presença de água de esgoto espalhada pelo pátio do bloco, além de diversos pontos alagados. Darliane afirma que entrou em contato com a Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer) desde o início do problema.

“A situação aqui está insuportável. Fui pessoalmente até a Caer pedir que enviassem um caminhão para desentupir o bueiro. Informaram que haviam mandado um carro, mas não foi suficiente para resolver o problema. Meu vaso sanitário não dá descarga porque a água não desce, e da torneira não sai água limpa. A situação aqui é precária”, relata Darliane.

Darliane Carneiro, de 55 anos, é moradora do condomínio Ingá, no residencial Vila Jardim – Foto: Nilzete Franco/FolhaBV

Em nota enviada ainda nesta quinta-feira à FolhaBV, a Caer informou que o mau uso da rede de esgotamento na parte interna do Residencial Vila Jardim, com o descarte indevido de lixo, latas, tecidos e outros materiais, tem sido a principal causa dos extravasamentos na localidade.

A companhia afirmou que enviou uma equipe para realizar a limpeza da rede de esgoto, na parte que é de sua responsabilidade. No entanto, os moradores relataram que o serviço não foi suficiente, pois o veículo enviado era pequeno para a realização adequada do trabalho.

Problemas Recorrentes no Vila Jardim

O problema com o esgoto persiste em diversos condomínios do Vila Jardim. Nesta quarta-feira, 16, o Condomínio Buriti também apresentou obstrução, que foi solucionada pela equipe da companhia. O síndico do condomínio Buriti, Valter dos Santos Guimarães, de 69 anos, explica que os moradores se sentem inseguros com a rede de esgoto do residencial, pois o problema é recorrente.

“Tem horas que esse esgoto extravasa e a água chega até aqui em cima. Esse problema já é antigo. Quando chove, volta tudo”, relata Valter.

Síndico do condomínio Buriti, Valter dos Santos Guimarães, 69 anos – Foto: Nilzete Franco/FolhaBV

Ainda em nota, a Caer informou que uma equipe do Núcleo de Meio Ambiente da companhia já esteve diversas vezes no local realizando ações educativas, com o objetivo de sensibilizar os moradores sobre o uso adequado da rede, a fim de garantir o funcionamento do sistema interno. No entanto, poucas pessoas demonstraram interesse pelo conteúdo disponibilizado.

“Solicitamos a sensibilidade dos moradores para evitar o mau uso da rede, pois, os problemas decorrentes destes atos prejudicam toda a comunidade. A empresa agradece a compreensão de todos e disponibiliza canais de comunicação para que os usuários possam esclarecer dúvidas sobre saneamento básico diretamente com a Companhia “, finalizou a companhia, em nota.

Confira a nota completa:

A Companhia de Águas e Esgotos de Roraima informa que o mau uso da rede de esgotamento na parte interna do Residencial Vila Jardim, com descarte indevido de lixo, latas, tecidos e outros materiais, tem sido a principal causa de extravasamento na localidade.

Informa ainda, que uma equipe foi enviada na manhã desta quinta-feira, 17, ao Residencial Vila Jardim, no bloco Ingá para verificar a situação e realizar a limpeza da rede de esgotamento sanitário, na parte que é de atribuição da Empresa.

Ressalta que a equipe do Núcleo de Meio Ambiente da companhia, já esteve por várias vezes realizando ações educativas para sensibilizar os moradores para que façam o bom uso da rede, no sentido de manter funcionamento do sistema interno, porém, poucas pessoas tiveram interesse no conteúdo disponibilizado pela Caer. Solicita a sensibilidade dos moradores para evitar o mau uso da rede, pois, os problemas decorrentes destes atos prejudicam toda a comunidade.

A empresa agradece a compreensão de todos e disponibiliza canais de comunicação para que os usuários possam esclarecer dúvidas sobre saneamento básico diretamente com a Companhia.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.