AUDIÊNCIA PÚBLICA

Moradores relatam dificuldades com alagamentos e buracos em Boa Vista

A iniciativa da Audiência partiu dos vereadores Marcelo Nunes (PDT) e Deyvid Carneiro (União Brasil)

Moradores relatam dificuldades com alagamentos e buracos em Boa Vista

Uma Audiência Pública para discutir a infraestrutura das vias públicas e as condições de trafegabilidade em Boa Vista foi realizada nesta quinta-feira, 17, na Câmara Municipal de Boa Vista (CMBV). O evento teve a participação de representantes da Prefeitura e da sociedade civil, que falaram sobre as dificuldades com os buracos e alagamentos na capital.

Moradora do bairro Caimbé há mais de 30 anos, a presidente da associação de moradores, Maria Pereira, levou como reivindicação a falta de escoamento da água no período chuvoso, que muitas vezes acaba alagando as casas e destruindo os móveis dos moradores.

“A nossa principal reivindicação é de que os bairros da periferia sejam vistos pelas autoridades. Não só do Caimbé mas dos outros também. Além da ‘buraqueira’, as ruas também alagam. Eu já perdi muita coisa com minha casa alagando e a gente sofre muito. A responsabilidade é dos vereadores, mas também do prefeito para dar mais atenção no nosso bairro”, enfatiza Maria Pereira.

Maria Pereira é presidente da Associação de Moradores do bairro Caimbé – Foto: Nilzete Franco/FolhaBV

A iniciativa da Audiência partiu dos vereadores Marcelo Nunes (PDT) e Deyvid Carneiro (União Brasil). De acordo com Marcelo Nunes, a audiência surge depois de diversas reclamações da população, que enfrenta diversos problemas com os buracos que estão espalhados pela capital.

“Nós propusemos essa audiência pública para convidar os trabalhadores e os representantes da infraestrutura municipal. Para que eles possam apresentar a todos aqui quais são os planos que temos a curto, médio e longo prazo para amenizar o que tanto tem impactado a população de Boa Vista”, explica o vereador.

Vereador Marcelo Nunes (PDT) foi um dos autores da audiência – Foto: Nilzete Franco/FolhaBV

Motoboys, motoristas de aplicativo, taxistas e operadores do transporte alternativo também foram convidados a participar, representando os trabalhadores que lidam diariamente com os impactos da precariedade nas vias públicas.

Representantes da sociedade estiveram presentes na audiência – Foto: Nilzete Franco/FolhaBV

Na Aúdiência, estiveram presentes o secretário-chefe da Casa Civil, Sérgio Pillon Guerra, o secretário municipal de Obras, Felipe de Souza Menezes, o secretário de Conservação Pública, Daniel Soares Lima e o secretário de Mobilidade Urbana, Daniel Pedro Rios Peixoto.

Em sua fala, o secretário de Mobilidade Urbana, Daniel Pedro Rios Peixoto, explicou que a gestão municipal está com sete equipes na operação tapa buracos, mas que o período chuvoso tem atrapalhado o trabalho nas ruas.

“Seria irresponsável da minha parte eu fazer 80 ou 100 toneladas de asfalto em um dia que está chovendo. Em uma ou duas horas eu perco esse asfalto. Não tem como trabalhar na chuva pois os buracos não vão aderir ao asfalto por conta da água. Nós precisamos esperar as chuvas abaixarem para que o asfalto possa ser feito”, explica o secretário.

Secretário de Mobilidade Urbana, Daniel Pedro Rios Peixoto – Foto: Nilzete Franco/FolhaBV

O secretário reforçou ainda, que há obras e ações da própria população que geram buracos ou desvios no asfalto, que acaba atrapalhando a trafegabilidade e que a prefeitura precisa ajudar a solucionar.

O vereador Deyvid Carneiro, explicou que após a audiência será realizado um relatório com as soluções propostas durante a discussão, para que seja apresentado às autoridades competentes e à população. Para que seja realizada a fiscalização das ações.

“Nós temos problemas que vão desde a CAER, quando ela faz uma ocorrência para poder cortar a rua, até também transportes pesados. Nossa capital tem muitos transportes pesados. É necessário que a gente possa discutir para pensar num trânsito inclusivo, num trânsito que possa também ser harmônico para todos conviver”, explica Deyvid.

Vereador Deyvid Carneiro foi um dos autores da audiência – Foto: Nilzete Franco/FolhaBV

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.