Sustentabilidade é uma pauta que está sempre em alta no mundo corporativo. Com as diretrizes ESG (sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança) em evidência, muitas empresas vêm adaptando sua operação para estabelecer práticas mais amigáveis ao meio ambiente – tudo isso sem comprometer sua produtividade.
Neste contexto, entra o uso de combustíveis que sejam igualmente sustentáveis e eficientes. É aqui que se destaca o gás liquefeito de petróleo, ou simplesmente GLP. Popularmente conhecido como gás de cozinha, o GLP já se provou uma alternativa economicamente viável para empresas de diferentes indústrias.
A seguir, entenda quais são suas principais vantagens e por que ele se destaca como uma alternativa sustentável para empresas.
Vantagens do GLP
Se comparado a outros combustíveis como gás natural ou óleo diesel, o GLP é disparado o mais acessível do mercado. Além de ser mais barato, ele também oferece uma eficiência energética altíssima, devido ao seu alto poder calorífico.
O gás de cozinha queima rápido e consegue elevar a temperatura de forma quase instantânea. Ele pode se provar muito útil em indústrias metalúrgicas e derivadas, onde é necessário fundir ferro e outros materiais pesados. Graças a essas características, ele garante um processo mais rápido e aumenta a produtividade dos envolvidos.
O GLP também se destaca por oferecer um controle maior da temperatura, permitindo alcançar os níveis desejados sem que haja desperdícios. Este é um detalhe importante para seu fator sustentável, que não se limita somente a isso!
O gás de cozinha é um combustível considerado limpo, já que emite uma quantidade muito menor de poluentes, como dióxido de carbono, enxofre, óxido de nitrogênio, etc. Outro ponto importante é que ele não produz resíduos sólidos, contribuindo com a diminuição do descarte na natureza.
Por fim, o GLP também é uma opção versátil, que atende a diferentes indústrias e necessidades. Ele não precisa se limitar especificamente a empresas com grandes linhas de produção, se provando eficaz em vários contextos.
Distribuição
De forma semelhante ao gás de cozinha, o GLP direcionado ao mercado corporativo também é distribuído em botijões, galões e tanques. Existem diferentes alternativas que variam pela quantidade, visando atender às diversas demandas industriais.
Para o empreendedor, é sempre mais vantajoso negociar com empresas de GLP para encontrar um fornecedor fixo. Dessa forma, é possível manter a operação funcionando de forma sustentável, com alta produtividade e ainda economizando no processo.