A safra 2025 de soja em Roraima será aberta nos dias 8 e 9 de agosto com programação técnica e ato simbólico no campo. A estimativa é de colheita em 132 mil hectares, o que representa um crescimento de 16 mil hectares em relação ao ciclo anterior.
Do total da área plantada, segundo a Aprosoja-RR (Associação dos Produtores de Soja e Milho), 18 mil hectares são considerados área nova. A produção de milho também cresceu e deve alcançar 20 mil hectares nesta safra.
Já a produtividade média da soja se mantém nos mesmos níveis registrados no ano passado. Em 2024, a área plantada foi de cerca de 120 mil hectares, com colheita estimada entre 380 mil e 430 mil toneladas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para o presidente da associação, Murilo Ferrari, o evento é uma forma de apresentar resultados e reafirmar a força do setor no estado. A expectativa da organização é receber cerca de 3,5 mil visitantes no evento.
“A gente trabalha dois anos para produzir, contar com as mudanças do tempo para chegar nesse momento dos resultados. Realizamos a festa da abertura todo ano para mostrar para a sociedade que a agricultura está se consolidando e mostrar aos investidores que aqui tem empresas e Roraima tem condições para produzir”, afirmou.
Programação
A programação começa no dia 8 de agosto, em Boa Vista, com um debate sobre produção de alimentos e mudanças climáticas no contexto da COP 30, previsto para ocorrer no auditório do Centro Amazônico de Fronteiras da Universidade Federal de Roraima – CAF/UFRR. No dia seguinte, a abertura da colheita segue para a Fazenda Ouro Verde, na zona rural de Alto Alegre, onde produtores, técnicos e autoridades acompanham o início dos trabalhos no campo.