ANATEL

Estação móvel intercepta comunicações de aeronaves irregulares na Floresta Nacional de Roraima

A medida reforça as ações do Plano de Desintrusão do garimpo na Terra Yanomami

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) instalou uma Estação Transportável de Radiovideometria (ETR) em Roraima, com o objetivo de interceptar comunicações de aeronaves irregulares que sobrevoam a Floresta Nacional de Roraima (Flona-RR). A medida reforça as ações do Plano de Desintrusão e Enfrentamento da Crise Humanitária na Terra Indígena Yanomami, sob coordenação do escritório regional da agência no estado.

Para operar a estação, integrantes da Força Nacional foram capacitados pela Anatel para monitorar comunicações em 12 canais da faixa do Serviço Limitado Móvel Aeronáutico (SLMA). Essas frequências foram previamente mapeadas por equipamentos de monitoramento instalados em uma base do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

“O conhecimento e a experiência de nossos agentes de fiscalização, aliados à tecnologia dos nossos equipamentos, são decisivos no suporte a esta ação coordenada em defesa da comunidade Yanomami”, afirmou a superintendente de Fiscalização da Anatel, Gesiléa Teles.

Estação móvel está sob coordenação do escritório regional da Anatel no estado. Foto: reprodução/Anatel
Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.