Companhia Arteatro, grupo teatral de Roraima formado por artistas negros e indígenas, desembarca no Amapá com o espetáculo “Gotas de Saberes”. As apresentações gratuitas acontecem no Quilombo de Ilha Redonda (15/07, 16h) e no Teatro Marco Zero (16/07, 19h), integrando uma turnê por cinco estados da Amazônia financiada pelo Programa Rouanet Norte e patrocinada pelo Banco da Amazônia.
Cultura indígena em cena
O espetáculo, classificado como infantil mas capaz de encantar todas as idades, revive contos tradicionais do povo Macuxi — maior população indígena de Roraima — por meio de personagens como Timbó, Onça Zeleida e Camarão Pajé. Com duração de 40 minutos e acessibilidade em Libras, a peça mistura narrativas ancestrais com vivências pessoais dos atores, incluindo músicas na língua Wapichana.
Para Márcio Sergino, diretor da companhia, apresentar-se no Quilombo de Ilha Redonda é especial.
“Unir expressões culturais indígenas e afro-brasileiras em um mesmo território é potente. Queremos dialogar sobre como essas matrizes se relacionam na vida das pessoas”.
Desafios e conquistas
A circulação pela região Norte, que já passou por Pará e Roraima e segue para Amazonas e Tocantins em agosto, enfrenta obstáculos típicos da logística amazônica. Silmara Costa, produtora do grupo, ressalta:
“O custo amazônico torna inviável viajar sem incentivos como o Rouanet Norte. Geramos economia local contratando equipes, hospedagens e serviços em cada cidade”.
A turnê celebra os 32 anos da Cia Arteatro e os 10 anos do Espaço Usina Cultura, sede do grupo em Boa Vista,